TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiencia Energética

Monografias: Eficiencia Energética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

Eficiência Energética e Qualidade de Energia

Introdução

O setor da economia será uma residência, onde no dia de hoje com avançado mundo das tecnologias encontramos uma grande quantidade de equipamentos elétricos, deste modo iremos demonstra como efetuar o uso consciente e eficiente da energia elétrica na residência demonstrando oportunidades significativas e redução de custos e economia através de um melhor gerenciamento das instalações, onde teremos o ganho do consumidor e meio ambiente.

Como a energia elétrica chega em nossa residência.

Não podemos falar em energia elétrica sem imediatamente lembrarmo-nos das usinas hidrelétricas. Na verdade isso se deve ao fato de que, no Brasil, a maior parte da energia produzida (cerca de 90%) é pelas usinas hidrelétricas. Ainda assim é possível obter eletricidade por meio de usinas termoelétricas, usinas nucleares e termonucleares. A energia elétrica é uma forma energética baseada na diferença de potencial (Voltagem, ddp) elétrico entre dois pontos, sendo assim, portadores de carga passeiam entre esses dois pontos (numa dada direção) dando origem ao que chamamos de corrente elétrica. A corrente elétrica é uma das responsáveis pelo funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Calor, luz e energia são exemplos do que a eletricidade pode nos fornecer. A energia elétrica pode ser produzida através de diferentes fontes de energia: carvão mineral, derivados de petróleo, bagaço de cana, entre outros. Depois de produzida, a energia elétrica vai para as cidades através das linhas e torres de transmissão de alta tensão. Essas linhas e torres são aquelas que você pode ver nas estradas, que levam a energia por longas distâncias. Quando a eletricidade chega às cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua.

Antes de entrar nas casas, a energia elétrica ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida, ela vai para a caixa do seu medidor de energia elétrica, que é o seu relógio de luz. É ele que mede o consumo de energia de cada residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com