TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Qualidade E Eficiencia

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos De Qualidade E Eficiencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de qualidade e suas principais eras

Na primeira fase, adequação ao padrão, o foco era a qualidade de conformação obtida basicamente por meio de inspeção. A empresa considerava que o projeto do produto atendia às necessidades dos clientes, sendo a qualidade um problema de conformação.

Na segunda fase, adequação ao uso, o foco era a qualidade do projeto que assegurasse a satisfação das necessidades de fato dos clientes e não aquilo que os projetistas pensavam ser. Entretanto, a adequação ao uso era obtida basicamente por inspeção, o que elevava o custo da qualidade.

Na terceira fase, adequação ao custo, o foco era a qualidade da conformidade de acordo com as reais necessidades dos clientes. Era necessário obter alta qualidade combinada com baixos custos. “... A necessidade de adequação ao custo tornou o conceito de qualidade multidimensional” (SHIBA et alli, 1993:9).

Na quarta fase, adequação às necessidades latentes, o foco é a concepção de produtos ou serviços que venham satisfazer àquelas necessidades dos clientes as quais eles ainda não têm consciência plena.

Fonte: MARTINS, Roberto Antonio e COSTA NETO, Pedro Luiz de Oliveira. INDICADORES DE DESEMPENHO PARA A GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO. Revista Gestão e Produção. v.5, n.3, p. 298-311, dez. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a10v5n3.pdf.

O Quadro 1 apresenta, de forma sintética, quais são a ênfase, os métodos, os responsáveis pela qualidade e a orientação e abordagem das quatro “eras da qualidade”.

Fonte: MARTINS, Roberto Antonio e COSTA NETO, Pedro Luiz de Oliveira. INDICADORES DE DESEMPENHO PARA A GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO. Revista Gesdtão e Produção. v.5, n.3, p. 298-311, dez. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a10v5n3.pdf.

Conceito de eficiência

Para operações que envolvem o emprego de múltiplos insumos na geração de múltiplos produtos, o conceito atualmente empregado de eficiência tem origem nos trabalhos de Pareto, que propôs o bem-estar geral como critério para julgamento de qualquer política social. Dessa forma, aproximar-se de eficiência na alocação de recursos significa chegar o mais próximo possível da satisfação das necessidades individuais das pessoas, dadas as restrições dos recursos e da tecnologia produtiva vigente. Logo, uma alocação de recursos seria Pareto-eficiente se não fosse possível aumentar o bem-estar de uma pessoa sem diminuir o bem-estar de outra, dadas as restrições de recursos e tecnologia existentes.

Koopmans propôs, em 1951, uma especialização microeconômica do conceito de eficiência de Pareto, sob a ótica da produção de bens e serviços gerada por uma organização. Esse autor ressalta que uma firma é eficiente do ponto de vista produtivo quando ela otimiza (maximiza) a produção gerada comparativamente ao consumo necessário. Esse tipo de eficiência é conhecido na literatura como eficiência produtiva Pareto-Koopmans.

Os estudos sobre eficiência produtiva Pareto-Koopmans costumam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com