TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiencia Na Gestao Publica

Trabalho Escolar: Eficiencia Na Gestao Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Parcerias 4, 5, 6

2.2 Orçamento Público.................................................................................................6

2.3 O Poder Legislativo................................................................................................7

2.4 Políticas Públicas/Marketing................................................................................7,8

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado vai abordar parcerias entre Administração Pública e empresas de comunicação tendo como principal objetivo a busca da resultados positivos em campanhas, principalmente de trânsito e vem alcançando, apesar das verbas escassas, trabalhando na conscientização da população, principalmente os mais jovens, quanto à segurança. Trata também das estratégias de marketing utilizadas pelo grupo contratado e também aborda o agravamento da violência no tráfego das vias públicas. A parceria do Detran-RS com o Grupo VIT, que é o representante da MTV no Rio Grande do Sul já rendeu várias campanhas conforme será apresentado no desenvolvimento do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

As campanhas de trânsito realizadas através da MTV iniciou-se no ano de 2003, O grupo VIT é o representante da MTV no Rio Grande do Sul e o Detran-RS, da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A MTV com seu projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) promovia as campanhas de trânsito e, em espírito de parceria, assinava junto com o cliente a campanha, cobrando apenas pela produção.

Os números preocupam: 40.610 mortes em acidentes de trânsito no Brasil em 2010, segundo o Ministério da Saúde, número quase 7,5% maior que o registrado em 2009. De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Com base nesses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Brasil como 5º país do mundo em mortes de trânsito. Brasil: um acidente a cada 30 segundos.... Disponível em <http://www.google.com.br/#psj=1&q=estatisticas+acidentes+transito> Acessado em 09/10/2013.

2.1 PARCERIAS

O Grupo VIT é o representante da MTV no Rio Grande do Sul, e o Detran/RS, da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O Grupo MTV/RS tinha um projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) ligado à segurança no trânsito.

A MTV Brasil é uma rede de televisão dedicada ao público jovem, pertencente ao grupo Abril. Fundada em 1990, tem cobertura nacional em sinal aberto e na televisão paga. Foi a primeira emissora de TV segmentada do país. São 12 veículos que possui em conjunto com seus afiliados (são 06 grupos afiliados à MTV em todo Brasil). Através de 70 retransmissoras de TV o seu sinal cobre 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal., através dos Serviços de Utilidade Pública (SUP), em parceria com o Detran-RS já promoveram diversas campanhas de educação e prevenção no trânsito, como por exemplo, em 2003, quando a MTV/RS firmou uma parceria com o DETRAN/RS para a produção de programetes voltados à prevenção de acidentes no trânsito, uniram-se rock e atitude. Na primeira edição, foram produzidos seis SUP de 30 segundos com o tema, veiculados na MTV. Inspirados no

refrão “se quiser que eu te leve, eu aprendo a dirigir” do hit “Melissa”, da banda gaúcha Bidê ou Balde, os programetes mostraram o vocalista da banda, Carlinhos, transportando em seu carrão azul convidados conhecidos pelo público-alvo, como os músicos Wander Wildner, Thedy Corrêa, Fredi Endres e Mano Changes, da Comunidade Nin-Jitsu, a banda Cachorro Grande e o escritor Peninha acompanhado de sua filha Lízia. Durante a viagem, Carlinhos dava conselhos bem-humorados sobre como evitar acidentes no trânsito.

Outra campanha aconteceu em 2004, a parceria renovou-se e foram produzidas quatro novas versões de SUP. Essas, inspiradas na estética do filme Dogville, do diretor Lars Von Trier, contaram com a participação dos músicos Rafael Malenotti (Acústicos e Valvulados), Will Prestes (Wonkavision), Malásia (Ultramen),

Sassá e Lica (Groove James), Chave Marin (Balansso Ipanema), Piá e Flu. Já os SUP 2005, protagonizadas por telespectadores da emissora, as vinhetas abordaram soluções para o trânsito das cidades. Dessa vez, foi solicitada a participação de pedestres, motoristas e ciclistas, que deveriam responder à pergunta “Como melhorar o trânsito da minha cidade?”. A receptividade foi grande e a criatividade das respostas, também. Identificou-se que o público jovem também se sente responsável pela segurança no trânsito e quer participar. Esse trabalho, no qual foram pesquisados mais de cem jovens, teve apoio de mídia com 200 inserções na Rádio Ipanema FM. Como resultado, a parceria, cujo slogan era “No trânsito você sempre é parte da solução”, foi agraciada no início de 2006 com o troféu Regional

Sul Categoria Imprensa, do 16º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.

“A solução está em sua atitude e a sua colaboração é fundamental para a prevenção dos acidentes de trânsito”. Esse foi o mote do novo SUP (Serviço de Utilidade Pública) de 2006.

A campanha dessa vez teria de ser inovada, dirigida principalmente ao jovem, passar a ideia de trânsito seguro de maneira que não soasse “careta” ou “conselho de pai”, porém a verba limitada e o tempo escasso para discussões levou o grupo a ser pró-ativa em decisões e ações rápidas. Além de que deveria mostrar ao cliente que poderia haver formas de mensuração, com indicadores que apontassem como esse investimento valeria a pena.

Para demonstrar ao cliente que a campanha teria sucesso o grupo decidiu optar pela mensuração dos resultados usando formas para se testar o conceito da campanha.

A área de marketing é cada vez mais cobrada para mostrar resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com