TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiência E Eficácia

Monografias: Eficiência E Eficácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Eficiência e eficácia - A administração sempre buscará atingir dois objetivos principais: a eficiência e a eficácia das organizações.

Lembre-se de que, quando falamos em organizações, estamos nos referindo não somente às empresas, mas também às famílias, aos grupos sociais, à comunidade em que você vive, à faculdade etc.

E o que seria eficiência e eficácia? Qual a diferença de sentido entre essas palavras?

Eficiência

Preocupação com os meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados.

Eficácia

Preocupação com os fins: objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.

Exemplos:

- Jogar um belíssimo futebol!

- Marcar gol e ganhar a partida.

- De que me adianta jogar um belíssimo futebol se não conseguir marcar gol e ganhar a partida?

- Não faltar às aulas.

- Aprender a ser bem-sucedido.

- De que vale não faltar às aulas se não consegui aprender e ser bem-sucedido?

Uma empresa consegue fabricar os seus produtos com qualidade e com custos reduzidos, sem desperdiçar os seus recursos. Entretanto, os seus produtos não possuem uma boa aceitação no mercado.

Uma empresa lança um produto no mercado, com boa aceitação. Entretanto, ela não consegue produzi-lo a um custo reduzido, pois ainda ocorrem desperdícios de recursos.

O ideal é ter um produto que seja bem aceito pelo mercado e que a empresa consiga produzi-lo a um custo reduzido. Aliás, isso é muito importante, pois a cada dia o mercado torna-se mais acirrado, comprometendo a margem de lucro das empresas, pressionando-as a reduzir os custos para que sejam eficientes e eficazes.

Assim, ambas, eficiência e eficácia, são indispensáveis no trabalho administrativo. De nada vale a eficiência (fazer bem) se a eficácia (alcançar objetivos e obter resultados) não vier como resultado. Por outro lado, é difícil atingir a eficácia (obter resultados) sem a eficiência (meios).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com