TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiência E Eficácia Na Arquitetura

Relatório de pesquisa: Eficiência E Eficácia Na Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

1EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

No mundo de hoje com a globalização e uma competição acirrada, ser cada vez mais produtivo é um ato corriqueiro nas organizações. Tomando o tema da produtividade, é inevitável não mencionar os conceitos mais amplos de eficácia e eficiência.

Muitas pessoas acham que eficácia e eficiência se trata da mesma coisa, mas não é. Veremos a seguir seus significados e sua relação com o arquiteto.

A eficiência trata de fazer certo a coisa e não de fazer a coisa certa. Trata de como fazer, não do que fazer. Relaciona-se com a produtividade, fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

A eficácia está entrelaçada com a escolha e, depois de escolhido o que fazer, realizar esta coisa de forma mais produtiva leva à eficiência. Trata do que fazer, de fazer as coisas certas, escolhendo que rumo seguir. É o grau em que todos os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

“Os arquitetos tem a função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros. Sempre levando em conta o cliente e a sociedade. Tornando sua criação em uma afirmação da cultura da sociedade presente.”

Resumindo os conceitos:

Eficiência – resultados; mínimos recursos; como fazer; como fazer certo.

Eficácia – planejamento; fazer certo; refletir antes de agir.

Função do arquiteto – através de seus projetos eles afirmam a cultura de uma sociedade.

Relacionando a nossa lendária arquitetura com a eficiência e a eficácia:

Levando em conta as decisões no campo arquitetônico, a eficácia se encontra no gerenciamento estratégico, planos e pensar em alternativas. Já a eficiência se encontra em como realizar projetos com menos recursos, menos tempo, menos orçamento, menos pessoas e menos matéria-prima.

Exemplificando, podemos dizer que eficiência é cavar com perfeição e técnica um poço artesiano e eficácia é encontrar a água.

A relação do arquiteto com o cliente deve exigir eficácia. Pois os clientes exigem tempo para o entendimento no ramo arquitetônico. Por isso é necessário conversação e interação entre cliente e arquiteto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com