TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiência Energética

Casos: Eficiência Energética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Qual a vantagem de economizar energia?

Economizar energia significa diminuir a quantidade de energia utilizada quando da realização de qualquer atividade do nosso quotidiano. Gastar menos energia tem várias vantagens: poupa-se dinheiro e ajuda-se o meio ambiente. A produção de energia requer recursos naturais preciosos e caros, tais como petróleo e gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos naturais não renováveis e a mantê-los usando por mais tempo.

O que eu ganho economizando energia?

Economizando energia você também economiza dinheiro, pois vai pagar uma conta de luz menor, sem se privar do conforto que a energia lhe proporciona em casa.

O que gasta mais energia na minha casa?

O ar condicionado representa, em média, 40% do consumo mensal de energia. Nas casas que não têm ar condicionado, a geladeira é a que consome mais energia, na ordem de 30% do consumo total do mês.

O que devo fazer pra trocar minha geladeira velha por uma nova?

Se você é um consumidor residencial e participa de algum Programa Social do Governo Federal, tais como: Bolsa Escola, Bolsa Família, etc.; de posse do seu Número de Identificação Social – NIS e do “Código Único” (número de 8 algarismos, em destaque no canto superior direito da sua conta de luz), ligue (92)3621.1233 para a PRE-Assessoria de P&D e Eficiência Energética da Eletrobras Amazonas Energia, e receba as instruções necessárias para a sua inclusão nos projetos de substituição de geladeiras e lâmpadas ineficientes.

Porque é importante poupar energia?

Se as pessoas gastarem menos energia, a Eletrobras Amazonas Energia vai utilizar essa energia economizada para atender novos consumidores, sem haver necessidade de construir novas usinas ou comprar energia de outro fornecedor.

Por que é que muitos aparelhos domésticos, em exposição nas lojas, têm etiquetas que informam o consumo de energia?

Os aparelhos domésticos aferidos pelo INMETRO-Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e etiquetados pelo PROCEL-Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, em exposição para venda nas lojas, apresentam uma etiqueta contendo informação sobre o seu consumo de energia mensal, a fim de permitir ao potencial comprador que uma das suas opções de compra seja pelo consumo da energia do aparelho. Os mais eficientes e que consomem menos energia são os da Classe A. Apesar dos aparelhos com etiqueta Classe A serem um pouco mais caros que os das Classes B, C, D e E; mesmo assim vale a pena investir neles, pois, em curto prazo de sua utilização, o investimento se paga com a economia na conta de luz, devido o baixo consumo de energia desses aparelhos.

É verdade que se consome mais energia ligando e desligando a luz do que a deixando acesa durante algumas horas?

É melhor deixar as lâmpadas fluorescentes acesas do que as desligar. Elas consomem mais energia na partida, contudo, são apenas alguns minutos de consumo alto em funcionamento. Apesar das lâmpadas mais eficientes, as fluorescentes compactas, consumirem menos energia, é preferível desligá-las quando o ambiente não está sendo utilizado, para evitar desperdício de energia e de dinheiro.

Que devo fazer pra minha geladeira consumir menos energia?

A geladeira é o equipamento que mais consome energia na cozinha. Para diminuir o seu consumo e poupar alguns reias, não deixe a porta aberta mais tempo do que o estritamente necessário para evitar que o ar frio escape para fora. Evite por alimentos ainda quentes no seu interior; descongele-o com regularidade; não forre as prateleiras; não seque roupas ou tênis na parte de trás; e verifique se as borrachas da porta vedam convenientemente.

Quando devo trocar a borracha da minha geladeira?

Faça o seguinte teste: Peque uma folha de papel. Abra a porta da geladeira e coloque o papel de modo que o mesmo fique uma parte fora da geladeira e a outra parte dentro da geladeira. A seguir feche a porta. Tente puxar o papel. Se o mesmo sair com facilidade é sinal que estar na hora de trocar a borracha. Lembrando que quando a borracha não mais veda a entrada de ar quente externo, a geladeira vai gastar mais energia e a sua conta de luz vai ficar mais cara.

Quais as dicas de economias que eu posso aplicar na minha residência, além das já citadas?

a) Utilizar o sensor fotovoltaico na iluminação na área externa da casa. Sua função é desligar as lâmpadas ao nascer do sol e acendê-las ao anoitecer.

b) No corredor de acesso a outras áreas do imóvel, utilizar o sensor de presença.

c) Não utilizar lâmpadas incandescentes, além de ter um consumo alto, aquece o ambiente.

d) Faça revisão de cinco em cinco anos na instalação elétrica, de modo a evitar curto circuito e principio de incêndio. Os cabos de energia devem ser dimensionados pela carga do circuito. Fazer o mesmo para os disjuntores de proteção.

e) Ao adquirir condicionador de ar, dê preferência ao que possui tecnologia “INVERTER”. É mais econômico e, portanto, sua conta de energia vai diminuir.

f) Ao sair de um ambiente, desligue a luz;

g) Não deixe que existam em sua casa fios mal emendados, desencapados ou mal isolados;

h) Use fios de diâmetro correto para cada finalidade e não emende fios de espessuras diferentes;

i) Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo - entre as 17h e 22h;

j) Desligue a chave geral da casa quando sair em viagem longa;

k) Dê preferência a eletrodomésticos com selo do Procel de Economia de Energia. Esses aparelhos foram aprovados por centros de pesquisas do governo no quesito economia de energia

A lâmpada fluorescente compacta é mais eficiente, porém, é mais cara que a incandescente , o que devo fazer?

Por exemplo: A lâmpada fluorescente compacta de 15W ilumina tanto quanto uma lâmpada incandescente de 60W, porém, custa seis vezes mais (R$9,95 contra R$1,70), mas também dura até dez vezes mais que a incandescente. A maior vantagem é que a fluorescente compacta consome quatro vezes menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com