TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Einstein

Bibliografia: Einstein. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Bibliografia  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Biografia

Albert Einstein nasceu em 14 de março de 1879, numa família judia residente na pequena e velha cidade alemã de Ulm, às margens do Danúbio.

Durante muito tempo, por um erro de avaliação dos boletins escolares, acreditou-se que Einstein tivesse sido um aluno medíocre. Seria melhor defini-lo como desajustado.

Aos 16 anosse pôs a pensar em como uma pessoa veria um raio de luz se pudesse viajar ao lado dele, em velocidade aproximadamente igual. Essa divagação, que anotou num ensaio, seria o ponto de partida para sua Teoria Especial da Relatividade.

Em uma segunda tentativa conseguiu passar nas provas de admissão da Escola Politécnica de Zurique. Formou-se em 1900, graças ao amigo Marcel Grossmann, aluno irrepreensível, que lhe emprestava anotações de aula.

Depois da formatura, adotou a cidadania suíça. Rejeitado na tentativa de se tornar professor universitário, conseguiu emprego como técnico de terceira classe no Serviço Suíço de Patentes, em Berna. O cargo era medíocre, mas tinha a vantagem de lhe dar bastante tempo livre para as próprias divagações e cálculos científicos. Em 1903, casou-se com sua ex-colega de escola, MilevaMaric.

Contribuições

Em 1905 publicouem uma prestigiosa revista científica alemã Annalen der Physikum conjunto de quatro artigos que iria revolucionar seu destino - e o conhecimento humano.

 O primeiro tratava do chamado Movimento Browniano - o ziguezague feito pelas partículas em suspensão num líquido. Einstein mostrou como esse movimento permitia compreender a natureza das moléculas.

 O segundo investigava a causa do Efeito Fotoelétrico - o fato de certos corpos emitirem elétrons quando atingidos pela luz. Ele explicou que isso se devia ao fato de que a luz, até então tratada pela Física como uma onda contínua, era composta de diminutas partículas de energia.

 No terceiro artigo, apresentava ao mundo sua Teoria Especial da Relatividade, em que subvertia as ideias fundamentais da Física clássica, ao mostrar que o espaço e o tempo não eram grandezas absolutas, independentes dos fenômenos, mas grandezas relativas, que dependiam do observador.

 No quarto artigo, finalmente, a partir de um desenvolvimento matemático da Teoria Especial da Relatividade, constatava a equivalência entre massa e energia, expressa na famosa equação E=mc2.

Recebeu o Prêmio Nobel de Físicaem 1921. Ele foi contemplado pelo estudo sobre o Efeito Fotoelétrico. Por causa dos artigos trocou o modesto emprego de inspetor de patentes pela carreira de professor universitário.

Em 1914, está de volta à Alemanha, atraído por um convite da Academia Prussiana de Ciências.

Os quatro anos da Primeira Guerra Mundial assistiram à síntese perfeita desses dois lados de sua personalidade. Seu assunto era agora a gravitação, essa característica da natureza que faz com que uma pedra atirada ao ar caia de volta na Terra e mantém os planetas em órbita ao redor do Sol.

Concebeu a gravitação como uma curvatura provocada no espaço-tempo pela presença de massa. Essa ousada ideia, tornada pública em 1916, com a publicação da Teoria Geral da Relatividade, completava a demolição do edifício da Física clássica, iniciada em 1905.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com