TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixos Do Sistema Único De Assistência Social

Artigo: Eixos Do Sistema Único De Assistência Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  718 Visualizações

Proteção à família, à criança, ao adolescente e ao idoso

No Brasil, no âmbito das ações da Assistência Social, é previsto o atendimento à família, à maternidade, à infância e adolescência, aos portadores de deficiência e à velhice, bem como o enfrentamento da pobreza.

Tal recorte passa pela intervenção em segmentos da população em situação de risco, prioritariamente, crianças e adolescentes, considerando a questão da pobreza e as situações de risco.

A Assistência Social deve ser pensada como política de direito, não como dádiva, favor, como obrigação moral de assistir os pobres, como filantropia ou caridade, de uma prática guiada por falta de planejamento, pontual e improvisada, passa a ser definida como uma prática que exige formulação de política, determinação de objetivos, critérios, métodos e diretrizes.

Proteger a Maternidade é antes de tudo defender o direito de uma mulher conseguir ser mãe. A maternidade se traduz na real possibilidade de uma mãe organizar a rede de desenvolvimento e proteção de seu filho (escola, esportes, cultura, lazer, saúde...).

Proteger a infância e adolescência deve, antes de tudo, garantir o direito de convivência familiar e comunitária. Entender "proteção" fora do espaço familiar é um equivoco que deve ser melhor debatido.

Proteger a velhice é garantir aos mais velhos todas as condições para que a velhice não signifique problemas para a família e para a pessoa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com