TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eja 5 Semestre

Ensaios: Eja 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  5.860 Palavras (24 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 24

Plano de Aula

Publico Alvo

Alunos da EJA de diversa Faixa etária.

Tema

Aquecimento Global

Área do Conhecimento

Geografia

Justificativa

Garantia de ensino fundamental a todos os que não tiveram acesso na idade própria ou que não o concluíram muitos deles tem entre 15 e 29 anos, alguns em busca do primeiro emprego, melhoria ou para reverte o desemprego ocasionado pelo nível escolar, alunos migrantes que possuem na sua bagagem cultural conhecimento do mundo da vida e anseiam pela ampliação do conhecimento, jovens e adultos que possuem trajetória de vida marcada pela exclusão, desmotivados, aluno com uma jornada de trabalho extensa, outros em busca de obter o diploma escolar, e em outra parte os aposentados.

A erradicação do analfabetismo faz parte dessa prioridade, considerando-se a alfabetização de jovens e adultos como ponto de partida e intrínseca desse nível de ensino e a geografia ambiental trazem situações cotidianas.

A importância da alfabetização em contato com na inserção social do individuo, nos mostra quanto à educação formal é necessária para a vida dos homens, porque somente dessa maneira somos capazes de conhecer nossos direitos e deveres e assim se preciso brigar por eles. Porque não adianta ter direitos se não podemos fazer nada para colocar em pratica. A educação nos mostra que ser alfabetizado e ́ ser livre e quando somos alfabetizados podemos fazer tudo que a sociedade exige de cada um de nós se não passamos pela educação no âmbito escolar , ficamos cada vez mais pra traz até que um dia não podemos mais ser enxergados ,pois aqueles que buscam o conhecimento esta um passo grande de todos aqueles que pela educação escolar nem se quer um dia passou.

O aquecimento Global faz parte da realidade e deve ser analisado e busca formas ecológicas em busca melhorias, e importantes busca formas em prol de mudanças.

Objetivos

A alfabetização não se resume a ensinar a ler e escrever ela das possibilidades para que o aluno se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo.

A EJA proporcionar ao adulto analfabeto a possibilidade de estar em pé de igualdade em sociedade em contato com a realidade social climática tão presente nos dias de hoje.

Estes indivíduos procuram as escolas com o intuito de alcançar seus objetivos e dar função às suas habilidades. O trabalhador bem preparado passa a ser uma pessoa capaz de analisar a sua realidade, e se adequar às mudanças, que a cada dia se modificam e que são necessárias para atender ao mundo globalizado.

A alfabetização dessa população é entendida no sentido amplo de domínio dos instrumentos básico da cultura letrada, das operações matemáticas elementares, da evolução histórica da sociedade humana, da diversidade do espaço físico e político mundial da constituição brasileira. Envolve, ainda, a formação do cidadão responsável e consciente de seus direitos. (Plano Nacional de Educação - introdução: objetivos e prioridades dois)Apesar de todas essas propostas e segundo Freire (apud Gadotti, 1979, p. 72), a UNESCO nos mostra, através de dados, que o número de analfabetos no mundo tem aumentado e o Brasil engrossa cada vez mais essas estatísticas.

Esse fracasso, de acordo com Freire (apud Gadotti, 1979, p. 72), pode ser explicado por vários problemas, tais como: a concepção pedagógica e os problemas metodológicos, entre outros.

A Educação de Jovens e Adultos deve ser sempre uma educação multicultural, uma educação que desenvolva o conhecimento e a integração na diversidade cultural, como afirma Gadotti (1979), uma educação para a compreensão mútua, contra a exclusão por motivos de raça, sexo, cultura ou outras formas de discriminação e, para isso, o educador deve conhecer bem o próprio meio do educando, pois somente conhecendo a realidade desses jovens e adultos é que haverá uma educação de qualidade.

Considerando a própria realidade dos educandos, o educador conseguirá promover a motivação necessária à aprendizagem, despertando neles interesses e entusiasmos, abrindo-lhes um maior campo para o atingimento do conhecimento. O jovem e o adulto querem ver a aplicação imediata do que estão aprendendo e, ao mesmo tempo, precisam ser estimulados para resgatarem a sua auto estima, pois sua "ignorância" lhes trará ansiedade, angústia e "complexo de inferioridade". Esses jovens e adultos são tão capazes como uma criança, exigindo somente mais técnica e metodologia eficientes para esse tipo de modalidade.

Mostra a geografia e seus elementos naturais que por força do homem estão destruindo por vaidade.

Habilidades e Competências

As atividades proposta e as discussões tem como intuído desperta a conscientização dos alunos quanto ao problema do aquecimento global e suas praticas e cuidados posam melhora, e busca alternativas corretas no dia -a- dia.

Com as discussões em sala de aula e razão do efeito climático atual tem o poder de conscientizar e informar o problema atual, e quais as soluções possíveis, mostra que e capaz de mudar o cenário climático no mundo e com pequenas ações podem fazer a diferença e incentivar pensamento e atitudes sustentáveis.

Situação Didática ou Conteúdos

1. Ler texto sobre “O Efeito Estufa e o Aquecimento Global”

Disponível emhttp://portaldoprofessor. mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28641

Acesso em 13/10/2014 19h53min

O Efeito Estufa e o Aquecimento Global

O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.

Há muitas décadas se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa. Mas, ao que parece isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com