TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Diferença De Santo Agostinho E são Tomás De Aquino Conciliaçao Da fé Com Razão

Artigos Científicos: Qual A Diferença De Santo Agostinho E são Tomás De Aquino Conciliaçao Da fé Com Razão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  2.002 Visualizações

Página 1 de 4

Exercício – Sociologia

Questão 1.Existem diversas possibilidades teóricas sobre a origem e importância da sociologia, dentre as quais, destacam-se as desenvolvidas pelos autores contemporâneos Giddens e Martins. Escolha um dos referidos autores e descreva sua concepção teórica sobre Sociologia.

Questão 2 . Uma das perguntas mais frequentes sobre a disciplina Sociologia é: “Para que serve a Sociologia?”. Explique a importância dessa disciplina para a formação de futuros advogados.

Questão 3. Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que

A) Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.

B) Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.

C) Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.

D) Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.

Questão 4. A teoria sociológica clássica traz importantes reflexões sobre o Estado. Dentre as quais, se destaca a concepção weberiana de que o Estado é

A) uma relação de homens dominando homens através da violência, a qual é legítima e permite a dominação.

B) um grupo de funcionários que representam os interesses coletivos.

C) um grupo de pessoas que representa os interesses da classe dominante em qualquer momento histórico.

D) uma categoria política cuja configuração é variável ao longo da história da humanidade.

Questão 5. “Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos”

(DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001).

Nessa perspectiva, a coerção

I pode ser reconhecida através das sanções aplicadas caso haja violação de determinado fato

social.

II traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, crenças, usos ou mesmo moda.

III é um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se como uma realidade sui generis.

IV está relacionado à idéia de moral e não à natureza da moral, por isso deve ser considerada

como coisa.

Em relação às afirmativas anteriores, estão corretas

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) III e IV.

Questão 6. Apesar de Marx e Engels não terem se preocupado em fundar a Sociologia como uma disciplina específica, nem estabelecerem fronteiras rígidas entre áreas do conhecimento, forneceram uma importante contribuição às Ciências Sociais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I O estudo da sociedade deve partir de sua base material.

II A divisão do trabalho acarreta um aumento da solidariedade e cooperação entre os trabalhadores. A falta de regras é que ocasiona os conflitos nas relações de trabalho.

III Os fatos econômicos são a base sobre a qual se apoiam outros níveis da realidade, como a política e a religião, por exemplo.

IV O capitalismo representava a expressão da modernização e racionalização do homem ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com