TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboracao E Analise De Projetos

Exames: Elaboracao E Analise De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Elaboração e Análise de Projetos

Curso: Gestão de Segurança Pública

Data: 13/08/2014

Questão 1 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

O crescimento explosivo da cidade de Mares do Sul e a forte migração de habitantes de outras localidades vêem contribuindo para a perda de identidade cultural do município. Trata-se de um município com aspectos turísticos, culturais e folclóricos diversificado e acentuado, o que oportuniza investir na preservação da identidade, na valorização da cultura. O gestor municipal demonstra preocupação com a necessidade de preservação, resgate, recuperação e organização da cultura popular, bem como com a vocação turística da cidade e pretende associar estes dois aspectos: cultura e turismo, possibilitando que a cidade receba mais turistas e a difusão das expressões culturais.

Para tanto há necessidade de um planejamento, melhor dizendo, a elaboração de um projeto. Para esta elaboração torna-se importante definir o que se quer que aconteça com o projeto e a compreensão do ciclo de um projeto permite que tenhamos uma ideia sobre o que se pretende desenvolver. A partir do que você estudou defina o tipo de projeto que você proproria e o desenvolvimento em cada fase do ciclo de vida de um projeto.

Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

Lembre-se de mencionar a fonte de pesquisa, autor, ano, conforme normas da ABNT.

São elas: - Construção de Equipes;

- Liderança;

- Resolução de Conflitos;

- Competência Técnica;

- Planejamento;

- Organização;

- Empreendedorismo;

- Administração;

- Suporte Gerencial;e

- Alocação de Recursos.

Construção de equipes: Também através de exemplos, deve ajudar um grupo de pessoas a se transformar em equipe, deve ser um facilitador esclarecendo e definindo claramente o que se espera de cada integrante do grupo, incentivando-os.

O planejamento e a organização são movidos pela visão e estratégia articuladas. Não existe planejamento perfeito, todos possuem vantagens e desvantagens relativas. A visão e a estratégia determinam os critérios para escolher entre os prós e contras de cada um. Sugere-se o “modelo em estrela” como um quadro de referências para a estruturação das organizações. O modelo identifica cinco categorias ou elementos a considerar no processo de planejamento: estratégia, estrutura, processos, recompensas e pessoas.

Resolução de conflitos: Cada tipo de atrito pode ter conseqüências positivas ou negativas. O conflito de relacionamento tende a produzir maus resultados, e o conflito de tarefa pode acarretar decisões efetivas. O desafio para nossas concepções e idéias pelo questionamento, em vez da aceitação incondicional, faz com que confiemos nos companheiros de trabalho.

Alocação de recursos é o processo pelo qual recursos existentes são distribuídos entre usos alternativos, que podem ser finais (programas ou atividades-fim), intermediários (os diversos insumos e atividades necessários à produção do serviço final), ou definidos em termos dos usuários dos serviços. 

Fonte: “http://gerenciamentoestrategico.wordpress.com/2009/11/03/competencias-em-gerenciamento-de-projetos/”

Questão 3 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

Em entrevista à Microsoft (Construindo resultados com o gerenciamento de projetos) publicada na revista Mundo PM, Ricardo Vargas faz um estudo interessante sobre a gerência de projetos e defende que ao falarmos de gerenciamento de projetos devemos observar que ele não nasceu ontem, precisamos saber que há 30, 40 anos atrás já se estudava e normalizava seus padrões, conceitos e boas práticas. Para Vargas, as palavras de “ordem” de um gerenciamento de projeto são:

GERENCIAMENTO DE ESCOPO, GERENCIAMENTO DE RISCO, COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (aspectos humanos) e ainda acrescentamos CRONOGRAMA.

Apresente as definições para cada palavra CONCEITO mencionadas. Para tanto proceda a pesquisas e utilize o material didático.

Gerenciamento do escopo é o primeiro processo da gerência de projetos. Segundo Heldman (2003), o planejamento do escopo tem como finalidades básicas produzir a especificação do escopo que é documentar as metas do projeto, os resultados práticos e os requisitos, e o plano de gerenciamento do escopo. A especificação do escopo é a linha de base do projeto, o que significa que, se surgirem dúvidas ou se forem sugeridas alterações, será possível compará-las ao que está documentado.

Gerenciamento de risco inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.

Comunicação e RH: Ninguém nasceu sabendo falar e com habilidades de comunicação desenvolvidas. É necessário aprender a aperfeiçoar técnicas para conseguir melhores resultados com menor esforço. precisa saber falar bem, com clareza, objetividade, técnica, naturalidade e fluidez; precisa também saber ouvir, entrar em sintonia com as pessoas e se comunicar adequadamente.

O Cronograma do projeto de pesquisa é o plano de distribuição das diferentes etapas de sua execução, em períodos de tempos verdadeiros. Serve a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com