TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração De Projetos De Investimento Pela Metodologia Da Análise De Cenários: Uma Proposta Alternativa Ao método Determinístico

Artigos Científicos: A Elaboração De Projetos De Investimento Pela Metodologia Da Análise De Cenários: Uma Proposta Alternativa Ao método Determinístico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  5.070 Palavras (21 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 21

Título: A elaboração de projetos de investimento pela metodologia da análise de cenários: uma proposta alternativa ao método determinístico

Introdução

Objetivo

Justificativa

Contextualização

Metodologia: Proposição de modelo alternativo de elaboração de projetos de investimento junto ao BNB e análise comparativa com o modelo vigente.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 . Definição de projeto

1.2 . Elaboração de projetos de investimento

1.3 . Estrutura de um projeto de investimento

1.4 . Método de elaboração determinística

2. MÉTODO DE ELABORAÇÃO POR ANÁLISE DE CENÁRIOS

2.1. Enfoque nos riscos do projeto

2.1.1. Risco inflacionário

2.1.2. Risco conjuntural

2.1.3. Risco financeiro

3. ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO PELOS MÉTODOS CONSIDERADOS

3.1. Simulação perante método determinístico

3.2. Simulação perante método da análise de cenários

4. ANÁLISES COMPARATIVAS

5. CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS

1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1. Definição de Projeto

A alocação de recursos escassos norteados ao desenvolvimento da produção de bens e serviços é objeto de análise e estudo por parte dos mais diversos agentes das economias.

Em vista disso, as sociedades procuram tomar as decisões de investimento de forma estritamente racional e que obedeçam a um planejamento lógico predeterminado a fim de que os escassos recursos sejam empregados de forma viável e otimizada.

O instrumento utilizado para garantir a adoção dessas prerrogativas como critérios de decisão aos investimentos é denominado projeto econômico ou projeto de investimento.

Reproduzindo, em sentido amplo, Machado (2002:13):

Um projeto pode ser definido como o instrumento de planejamento a ser utilizado para a tomada de decisão baseada em critérios de racionalidade técnica. Envolve, portanto, um conjunto de dados sistematizados para proporcionar informações a quem deseja alocar, eficientemente, um determinado volume de recursos financeiros.

A definição de projeto acima tem acepção adstrita ao contexto de viabilidade econômico-financeira. Ressalta-se, todavia, que o termo projeto pode ter um conceito distinto quando se refere ao gerenciamento de atividades necessárias à execução do mesmo. Neste contexto, o recurso relativo ao tempo pode ser considerado como um dos principais, pois caso o prazo de uma atividade não seja respeitado, possivelmente demais atividades destoariam dos seus prazos planejados, potencializando o risco de incorrência em despesas incrementais ao projeto.

Nas instituições oficiais de fomento (Banco do Nordeste do Brasil S.A, BNB e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES), o projeto de investimento é o instrumento pelo qual procede-se a uma análise avaliativa predeterminada do empreendimento, possibilitando a mensuração da capacidade de pagamento dos recursos emprestados.

1.2 Elaboração de Projetos de Investimento

Reapresentando o conceito de projeto de investimento, agora em sentido estrito, entende-se por este que seja um documento sistematizado utilizado pelos bancos aos tomadores de financiamento, a fim de atestar viabilidade econômico-financeira a determinada operação de crédito, geralmente de longo prazo, o qual busca o financiamento de máquinas, equipamentos, construção civil, capital de giro associado ou serviços especializados relacionados ao investimento.

É natural nas empresas em fase de crescimento a necessidade de recursos financeiros para financiar as suas operações no sentido de ampliar ou diversificar a produção, expandir suas instalações físicas, modernizar seu maquinário, melhorar margem líquida, atender a novos mercados, enfim, melhorar a sua lucratividade, disponibilidade de caixa e sua rentabilidade, e com isto, incrementar a riqueza gerada no empreendimento a partir do capital investido.

Para que um projeto de investimento obtenha deferimento na análise, a empresa precisa dispor de um conjunto de informações (disclosure), onde a necessidade de investimento seja apresentada de forma segura, atrativa e viável ao banco, de modo a justificar sua participação.

Por outro lado, não somente acuradas informações prospectivas ao projeto fazem-se necessárias, mas também informações contidas em documentação comprobatória a respeito dos fundamentos societários, administrativos, contábeis e financeiros do grupo investidor proponente constituem-se imprescindíveis a fim de se atestar idoneidade e solidez ao projeto.

Dentre os itens mais relevantes de um check-list documental, verificados nas solicitações de importantes bancos de fomento do País, tais como BNDES e BNB, pode-se citar:

• Documentação comprobatória da situação patrimonial dos sócios e da empresa;

• Certidões de órgãos das esferas municipais, estaduais e federais;

• Documentação de regularidade junto às instâncias ambientais;

• Atos constitutivos e demonstrativos contábeis da(s) empresa(s) do grupo investidor;

• Orçamentos concernentes aos investimentos pleiteados, onde estejam explicitados o fornecedor, a descrição detalhada dos itens orçados e a validade da proposta orçamentária;

• Entre outros.

1.3. Estrutura de Um Projeto de Investimento

A preparação do projeto de investimento é um processo contínuo, composto das seguintes etapas básicas, conforme preconizado por Correia Neto (2009:12):

• Empreendimento e Administração

• Mercado;

• Engenharia;

• Tamanho;

• Localização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com