TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar A Estruturação Do Passivo Dessa Mesma Empresa, Desenvolvendo Comparação Entre Duas Situações De Composição De Capital Próprio E Capital De Terceiros, Tecendo Comentários Conclusivos Sobre Qual Situação é A Mais Vantajosa Para A Organ

Casos: Elaborar A Estruturação Do Passivo Dessa Mesma Empresa, Desenvolvendo Comparação Entre Duas Situações De Composição De Capital Próprio E Capital De Terceiros, Tecendo Comentários Conclusivos Sobre Qual Situação é A Mais Vantajosa Para A Organ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 4

Resumo

Conceito de Inflação

É definida como o aumento continuo e generalizado dos preços na economia. A inflação é medida como o aumento de índice de preços que são basicamente dois:

Índices gerais de preços (IGP) envolvem preços de atacado, varejo e construção civil.

Índice de preços ao consumidor (IPC) busca medir a inflação do varejo.

As Causas e consequências da Inflação: São vários os fatores que causam a Inflação, porém a três tipos principais:

Inflação de demanda: excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia.

As opções para combater esse tipo de inflação são: Aumentar as taxas de juros, Aumentar impostos e / ou cortar gastos e investimentos públicos.

Inflação de oferta: é aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente no produto como, por exemplo, na matéria-prima de um produto. Pode ocorrer também em virtude da elevação das taxas de juros, salários, combustíveis e tarifas publicam.

As opções para combater esse tipo de inflação são: Estimular a concorrência, e diminuir custos para empresários.

Inflação crônica: é causada pelo setor publico. O setor publico tem recorrentes déficits fiscais tornando-se cada vez mais difícil aumentar imposto e cortar gastos. Para cobrir gastos e investimentos o governo cria moeda, aumentando a inflação que recai sobre os mais pobres.

A inflação na analise de investimentos:

Desprezar o efeito da inflação em projetos de investimentos pode distorcer demais os resultados obtidos principalmente em investimentos de períodos mais longos, uma vez que ela é cumulativa, ou seja, funciona como juros sobre juros. Mesmo uma taxa de inflação baixa após certo período pode gerar uma inflação significativa.

Valores nominais e valores reais.

Valores Nominais: aqueles que incorporam a inflação. Esses valores são encontrados na pratica utilizados em supermercados, lojas, salários, dividendo em impostos.

Valores Reais: são os que retiram o efeito da inflação eles medem de forma efetiva a mudança de preço.

Os valores reais e nominais diferenciam-se à medida que a inflação.

Juros reais e jurais nominais: as taxas de juros sofrem influencia da inflação. Os juros divulgados e praticados são os juros nominais porem parte desses juros é “corrida” pela inflação.

Fluxo de caixa real e nominal: os fluxos de caixa podem ser de valores reais ou nominais.

Se os valores forem nominais o fluxo de caixa deve ser descontado por uma taxa nominal. Se os valores forem reais, o fluxo de caixa deve ser descontado por uma taxa real.

VPL e Inflação: Se os valores do fluxo e da TMA estiverem na mesma base (ambos nominais ou ambos reais) basta aplicar a VPL, se estiverem em bases diferentes a duas opções:

Ajustar todos os valores de fluxo de caixa ou ajustar a TMA.

TIR e Inflação: para utilizar a TIR é necessário contemplar corretamente a inflação. No caso em ambos os valores de fluxo da TMA serem no minais ou ambos reais nenhum ajuste faz-se necessário, mas se estiverem em bases diferentes há duas opções:

Ajustar todos os valores de fluxo de caixa ou ajustar a TMA.

O imposto de renda e a depreciação

Conceitos: A depreciação e o imposto de renda pode exercer um efeito positivo ou negativo sobre um investimento.

Imposto de Renda: tem como base de calculo normalmente o lucro contábil, ou seja, a diferença entre receitas e custos.

Depreciação: é uma despesa contábil que reconhece que um ativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com