TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elabore Uma Pauta Com Pelo Menos 10 ações Que Expressem A Sua Agenda 21 Pessoal. Reflita: Que ações Podem Ser Tomadas Individualmente Que Podem Colaborar Para A Elaboração De Nossa Própria Agenda 21? 2. Disserte Sobre As Suas Conclusões E Apont

Monografias: Elabore Uma Pauta Com Pelo Menos 10 ações Que Expressem A Sua Agenda 21 Pessoal. Reflita: Que ações Podem Ser Tomadas Individualmente Que Podem Colaborar Para A Elaboração De Nossa Própria Agenda 21? 2. Disserte Sobre As Suas Conclusões E Apont. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 15

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Século XX – Alfredo Binet (Francês) teste de QI

1985 – Inteligência Míltiplas (Gardner-Psicólogo)

Crítica à visão linguístico – Lógico Matemática.

Todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentes ares intelectuais.

TEORIA

No início dos anos oitenta, na Universidade de Harvard, Estados Unidos, o psicólogo Howard Gardner concluiu através de suas pesquisas que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por nove peças, todas de mesmo valor e importância.

Segundo Gardner, são características que classificam que tipo de inteligência cada pessoa possui, bem como quais as facilidades que essas trazem para nossa vida.

Antes dessa descoberta, a principal teoria que tratava da inteligência era a de Alfred Binet, que criou um teste de inteligência que media o QI (quociente de inteligência), mas sua área de atuação se limitava apenas à matemática e à linguagem.

A palavra inteligência tem sua origem na junção de duas outras palavras latinas, a palavra inter (entre) e a palavra legere (eleger ou escolher), ou seja, é a capacidade de fazer a escolha melhor entre duas ou mais situações.

As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: lingüística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada um tem as que são mais e menos desenvolvidas.

Psicólogo construtivista muito influenciado por Piaget, Gardner distingue-se de seu colega de Genebra na medida em que Piaget acreditava que todos os aspectos da simbolização partem de uma mesma função semiótica, enquanto que ele acredita que processos psicológicos independentes são empregados quando o indivíduo lida com símbolos lingüisticos, numéricos gestuais ou outros. Segundo Gardner uma criança pode ter um desempenho precoce em uma área (o que Piaget chamaria de pensamento formal) e estar na média ou mesmo abaixo da média em outra (o equivalente, por exemplo, ao estágio sensório-motor). Gardner descreve o desenvolvimento cognitivo como uma capacidade cada vez maior de entender e expressar significado em vários sistemas simbólicos utilizados num contexto cultural, e sugere que não há uma ligação necessária entre a capacidade ou estágio de desenvolvimento em uma área de desempenho e capacidades ou estágios em outras áreas ou domínios (Malkus e col., 1988). Num plano de análise psicológico, afirma Gardner (1982), cada área ou domínio tem seu sistema simbólico próprio; num plano sociológico de estudo, cada domínio se caracteriza pelo desenvolvimento de competências valorizadas em culturas específicas.

A teoria de Gardner é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação.

NATURALISTA

È a inteligência das pessoas que se descobrem como parte integrante do mundo animal e vegetal. Pessoas que falam com as plantas, com animais e se percebem como folha da árvore desta floresta que é a vida. Não aparece em crianças com pouca criatividade.

LINGUÍSTICA

Aparece aos dois anos de idade, porém vai-se definindo ao longo da vida. As pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida, mesmo sem ter passado pela escola, conseguem organizar suas frases de forma clara e objetiva. Foco na sensibilidade dos sons , ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem . (Convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias (poetas) Ex. Jesus

Musical

Está presente em crianças que se movimentam ao som de uma música como que obedecendo a ordens, pessoas que tem boa entonação de voz, ritmo, timbre e sensibilidade emocional à música. Habilidade de apreciar, compor, reproduzir peça musical. Discriminação de sons, perceber temas, sensibilidade de ritmos e timbre musical.

A criança pequena percebe diferentes sons no ambiente e canta para si mesma.

Pictórica

Ligada a pessoas com facilidade em se expressar através dos desenhos, pinturas e esculturas, cria imagens mentais. Os pintores, escultores e artistas plásticos possuem essa inteligência mais desenvolvida. Normalmente não aparece em crianças que dizem que não conseguem e não sabem desenhar.

LÓGICO MATEMÁTICA

Está presente em pessoas que podem enxergar as projeções geométricas, têm facilidade para solucionar problemas matemáticos, da área da informática, química ou física

Habilidade para padrões, ordem e sistematização. Exploram padrões, categorias através da manipulação de objetos e símbolos. Raciocínio.

ESPACIAL

Capacidade para perceber o mundo visual de forma precisa.

Habilidade de manipular formas ou objetos mentalmente. Artistas

CINESTÉSICA

Habilidade para resolver problemas usando parte ou o corpo todo.

Habilidade motora, aptidão dos esportes e artes cênicas.

INTERPESSOAL

Habilidade para entender e responder a humores, temperamentos, motivações e desejos das outras pessoas. Psicólogos, professores, político, vendedores, etc...

INTRAPESSOAL

É o correlativo da inteligência interpessoal. A capacidade de percepção dos próprios sentimentos, sonhos, ideias e valores.

Por ser a mais subjetiva das inteligências, só é observável através das outras, em especial as manifestações linguísticas, musicais e cinestésicas.

Assim, vimos que o cérebro de todos é constituído das nove inteligências emocionais e isso tem ajudado muito a escola, os professores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com