TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade

Dissertações: Elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 2

Elasticidade

O conceito de elasticidade foi criado pelo economista inglês Alfred Marshall, em 1890. Seu conceito é uma reação de como os compradores e vendedores reagem diante de uma mudança nos preços. Entretanto, toda variação no preço tanto para cima quanto para baixo de uma mercadoria, pode refletir no volume de vendas.

Elasticidade-Preço da Demanda mede a diminuição ou aumento, em percentagem, da quantidade demandada devida a uma mudança percentual nos preços. Mede o quanto a quantidade demandada um bem pode mudar diante de uma mudança de preço. Para calcular essa demanda é o resultado da divisão entre a mudança percentual na quantidade sobre a mudança percentual nos preços

EPd= Δ% na Quant. Demandada

Δ % no Preço

Tipos de Elasticidade-Demanda

Elástica- Sua quantidade demandada responde com muita intensidade a alterações nos preços. EPd > 1

Inelástica- Sua quantidade demandada não responde com muita intensidade a alterações nos preços. EPd < 1

Unitária- Sua quantidade demandada muda na mesma proporção que o preço se altera. EPd = 1

Elasticidade-Renda da Demandada mede quanto a quantidade demandada de um bem muda com uma alteração na renda dos indivíduos. É o resultado da divisão entre a mudança percentual na quantidade sobre a mudança percentual na renda

ERd= Δ % na Quant. Demandada

Δ % na Renda

Tipos de bens normais (que consideram necessários) e bens inferiores (que consideram como de luxo), quando há um aumento na renda dos indivíduos aumenta a quantidade demandada de bens normais mais diminui a de bens inferiores.

Elasticidade-Preço da Oferta mede o aumento ou a diminuição, em percentagem, da quantidade ofertada devido a uma mudança percentual nos preços, medindo a quanto a quantidade ofertada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem. É o resultado da variação percentual na quantidade ofertada dividida pela mudança percentual no preço.

EPo = ∆% na Quant. Ofertada

∆% no Preço

Elasticidade Cruzada mede a reação dos consumidores às mudanças de preços de bens afins, caracterizando-se por ser positiva quando medida entre bens substitutos, negativa entre bens complementares, e zero entre bens independentes.

É o resultado da variação percentual na quantidade demandada de um produto em particular(X) dividida pela variação percentual no preço de um bem afim(Y)

Ec = ∆% na Quant. Demandada de X

∆% Preço de Y

Paradoxo de Giffen: é um produto que mesmo tendo um aumento faz sua demanda aumentar, sendo diferente da maioria do comportamento que os produtos mais procurados são aqueles que o preço cai. Sendo que quando o efeito substituição seja suficientemente forte para poder compensar o efeito renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com