TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade e suas aplicações

Artigo: Elasticidade e suas aplicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Artigo  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

ELASTICIDADE E SUAS APLICAÇÕES:

Elasticidade é uma medida de como os compradores e vendedores reajem a uma mudança nos preços, e nos permite analisar a oferta e a demanda com muito mais precisão.

Elasticidade preço da demanda, mede o aumento ou diminuição em percentagem da quantidade demandada devido a uma mudança percentual nos preços, e o quanto a quantidade demandada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem.

Determinantes da necessidade preço da demanda: necessidade x luxo; disponibilidade de bens substitutos; definição do TIPOS DE ELASTICIDADE – DEMANDA:

Inelástica: a quantidade demandada não responde com muita intensidade a alterações nos preços EPd < 1;

Elástica: a quantidade demandada responde com muita intensidade a alterações nos preços EPd > 1;

Unitária: a quantidade demandada muda na mesma proporção que o preço se altera EPd = 1; EX: um aumento no preço de 22%, leva uma diminuição da quantidade demandada de 22%.Perfeitamente Elástica: a quantidade demandada muda infinitamente com uma alteração nos preços;

Como a elasticidade preço da demanda mede o quanto a quantidade demandada muda em resposta a uma mudança nos preços, ela está intimamente ligada ao formato da curva da demanda.

ELASTICIDADE E RECEITA TOTAL

Receita total é a quantidade de dinheiro paga por compradores e recebidas por vendedores após a venda de um bem.

Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, assim a receita aumenta.

Com uma curva de demanda elástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em maior proporção que o aumento nos preços, assim a receita total diminui.

ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA

A elasticidade renda da demanda, mede o quanto a quantidade demandada de um bem muda com uma alteração na renda dos indivíduos, é o resultado da divisão entre a mudança percentual na quantidade sobre a mudança percentual na renda;

Tipos de Bens: Bens normais e Bens Inferiores;

Um aumento na renda dos indivíduos aumenta a quantidade demandada de bens normais, mas diminui a de bens inferiores;

Bens que consumidores consideram como necessários tendem a ter uma demanda inelástica, como por exemplo: comida, combustíveis, serviços de saúde, etc...

Bens que consumidores consideram como sendo de luxo ou superfulos, tendem a ter uma demanda elástica, como por exemplo: lanchas, casacos de pele, carros esportivos, etc...

ELASTICIDADE – PREÇO DA OFERTA

Elasticidade preço da oferta, mede o aumento ou diminuição em percentagem da quantidade ofertada devido a uma mudança percentual nos preços, mede o quanto a quantidade ofertada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem.

Determinantes da Elasticidade da Oferta:

Habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com