TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade

Artigo: Elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

Elasticidade

A elasticidade constitui a reação de sensibilidade do consumidor quando o preço de uma mercadoria sofre uma variação, dado sua renda constante. Se o preço de uma dada mercadoria varia para mais ou para menos, isto provocará correspondente na quantidade comprada. Esta magnitude de variação expressa a elasticidade. O conceito de elasticidade é usado para medir a reação das pessoas frente a mudanças em variáveis econômicas. Por exemplo, para alguns bens os consumidores reagem bastante quando o preço sobe ou desce e para outros a demanda fica quase inalterada quando o preço sobe ou desce.

Esta informação é importante para a previsão das vendas. Os administradores da empresa precisam levar em conta a reação dos consumidores às alterações de preço. Este procedimento se torna bastante evidente no caso dos grandes varejistas que trabalham com milhares de itens em suas prateleiras. Suas decisões sobre preço são como um jogo, onde reduções de preço de um lado, as promoções em dadas mercadorias, são acompanhadas nas outras mercadorias sem promoção.

A variação média é definida em intervalos grandes e a imediata é definida em pequenos acréscimos chamados de diferenciais. O melhor exemplo disso é a velocidade média e instantânea. Se um carro percorre 100 metros em 10 segundos a velocidade média dele (taxa de variação média) é 10 m/s, mas isso não garante que em todos os segundos se olhássemos para o registrador de velocidade ele marcaria 10m/s. A velocidade média por ser definida em um intervalo grande não garante a precisão da medida em um exato momento. Por isso existe a velocidade instantânea, que diz exatamente qual é a velocidade do carro em qualquer um dos instantes do trajeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com