TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrecidade

Trabalho Universitário: Eletrecidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2012  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 3

Química Orgânica

No século XVIII a Química Orgânica era definida como o ramo da Química que estudava os compostos minerais. Essa divisão justificava-se pelo fato de jamais se ter conseguido sintetizar os compostos elaborados pelos organismos vivos, apenas separá-los e analisá-los. Na época, explicava-se tal limitação pela Teoria da Força Vital: "Somente organismos vivos conseguem preparar compostos orgânicos, pois há necessidade de uma força inerente às células vivas de que o homem não dispõe em laboratório". Tal teoria era defendida por renomados cientistas da época, como Jons Jakob Berzellius (1779-1848). Entretanto, em 1828, Friendrich Wohler(1800-1882) preparou em laboratório, a ureia, um produto do metabolismo animal, a partir do cianeto de amônio, um composto inorgânico.

Abandonada a Teoria da Força Vital, a divisão em Orgânica e Inorgânica deveria deixar de existir. Entretanto, dois motivos fizeram com que essa divisão permanecesse. Primeiro o fato de todos os compostos orgânicos conterem carbono, daí a definição dada, em 1859, por Friedrich August Kekulé (1829-1896): "Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono". Contudo, nem todos os compostos carbonados são estudados na Química Orgânica: alguns apesar de conterem carbono (gás carbônico, monóxido de carbono, cianetos, cianetos, entre outro), são estudados na Química Inorgânica e são conhecidos com compostos de transição. Por fim, enquanto existem milhões de compostos orgânicos, o número de compostos inorgânicos não excede às dezenas de milhares.

- A Química Orgânica estuda a imensa maioria dos compostos do carbono

- A Química Inorgânica estuda todos os compostos dos outros elementos e os compostos de transição do carbono.

A Química Orgânica está presente em inúmeras atividades cotidianas, como por exemplo:

- na alimentação dos seres vivos, que é constituída basicamente por compostos orgânicos;

- nos medicamentos, quem em sua esmagadora maioria são formados por compostos orgânicos;

- no controle de pragas da lavoura, que é feito com produtos orgânicos;

- em grande parte dos produtos industriais, que é constituída por compostos orgânicos;

- na produção diária de centenas de novos compostos orgânicos para novas aplicações.

Hoje a Química Orgânica se tornou extremamente importante para a vida dos seres humanos, transformando-os em dependentes de sua produção e evolução tecnológica.

Histórico

- Berzelius

Teoria da Força Vital. Nos organismos vivos, há uma força especial indispensável à síntese dos compostos orgânicos. Por isso, esses compostos não podem ser sintetizados fora dos organismos vivos (in vitro).

- Wöhler (1828)

Síntese de ureia in vitro. Começa a ser abandonada a teoria da força vital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com