TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrecidade E Eletronica ATPS

Artigos Científicos: Eletrecidade E Eletronica ATPS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Parcial 1 – Campo, Potencial e Diferença de Potencial

Tomar como base a pesquisa anterior, responder as seguintes perguntas apresentadas a seguir e incluir no resumo:

1. De que se constituem as cargas elétricas?

Sabemos que todos os corpos são constituídos de átomos, que podem ser descritos como constituídos de partículas elementares. As principais são os prótons, nêutrons e elétrons. A carga elétrica é uma propriedade que está intimamente associada a certas partículas elementares que formam o átomo (prótons e elétrons).

2. Sobre o que trata a Lei de Coulomb? Dê um exemplo para ilustrar sua resposta.

Essa lei enuncia que a intensidade da força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

EXEMPLO: A lei de coulomb pode ser usada para calcularas forças elétricas de uma carga entre dois pontos, usado em empresas e outros ramos.

3. O que é Campo Elétrico? Como ele pode ser gerado?

É o campo de força elétrico, ele pode ser provocado pela ação de cargas elétricas, elétrons, neutros ou por sistemas dela.

4. O que é Potencial Elétrico?

É a capacidade de um corpo energizado atrair ou repelir outras cargas elétricas.

5. Pode-se dizer que DDP (Diferença de Potencial) é o mesmo que Tensão Elétrica?

A diferença de potencial (d.d.p) também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente ligada ao conceito de corrente elétrica, então iniciaremos nosso estudo relacionando brevemente a definição de corrente elétrica com o aprendizado da diferença de potencial.

Inicialmente devemos lembrar a definição de corrente elétrica, afinal o que é corrente elétrica? Corrente elétrica é o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada. Porém para “existir” corrente elétrica entre dois pontos deve-se haver uma diferença de potencial elétrica entre os mesmos dois pontos.

Para entendermos a d.d.p, relembremos o seguinte: todo corpo que está eletrizado, recebeu ou cedeu elétrons. Como a carga de um elétron é representada por (-) o corpo que recebeu elétrons fica carregado negativamente (denominado de íon negativo ou ânion), já o corpo que cedeu elétrons ou perdeu fica carregado positivamente, pois o mesmo tem falta de elétrons, denominado de íon positivo ou cátion. Portanto esse desequilíbrio de cargas entre dois corpos revela que ambos têm um potencial elétrico diferente, ou seja, existe uma diferença de potencial elétrica.

Então consideremos um dispositivo capaz de manter uma diferença de potencial entre dois corpos. Esses “dispositivos” são denominados de geradores, ao qual comumente podemos associar a uma simples pilha. Por exemplo, de acordo com a figura abaixo a pilha (gerador elétrico) mantém entre seus terminais + e – uma diferença de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com