TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrotecnica Industiral

Trabalho Universitário: Eletrotecnica Industiral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Decimal

No sistema decimal existem dez símbolos numéricos, “algarismos”: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9. Através das combinações adequadas destes símbolos, constrói-se os números do Sistema Decimal. A regra de construção consiste na combinação sequencial dos símbolos, de modo que, o valor do número depende da posição dos “algarismos”. Sistemas de Numeração A conclui que um número decimal é um somatório dos seus “algarismos” multiplicados, cada um, por uma base 10 de expoentes sequenciais.

Sistema Binário

A codificação binária “base 2” é formada apenas por dois símbolos diferentes:

• o símbolo lógico “0”

• o símbolo lógico “1”

Estes “dígitos” repetem-se na estrutura da numeração, de acordo com as seguintes regras:

• o dígito zero “0” significa zero quantidades ou unidades

• o dígito um “1” significa uma quantidades ou uma unidade

• o dígito dois “2” não existe no sistema binário

Se procedermos como no sistema decimal; repetimos o zero “0” na sequência de contagem, e colocamos um “1” na coluna imediatamente à esquerda.

Podemos assim concluir que o valor de cada algarismo binário “digito” varia de modo análogo ao sistema decimal, com a diferença de que, neste caso, a base das potências que multiplicam qualquer posição é de valor 2, “base 2”.

Conversão Binário - Decimal

Para se efetuar a correspondência entre a numeração binária e a numeração decimal, deveremos ter em conta as seguintes regras:

1. Multiplicam-se todos os dígitos binários pelo valor decimal da potência de 2 correspondente ao peso de cada dígito.

2. Somam-se os resultados obtidos.

3. O resultado da soma é o equivalente decimal do número binário.

Sistema hexadecimal

O Sistema hexadecimal, tal como o nome indica, é formado por 16 símbolos “dígitos” diferentes. Estes símbolos são os conhecidos dígitos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 do sistema decimal e as letras A,B,C,D,E,F. Estas letras, em correspondência com o sistema decimal, equivalem aos valores 10, 11, 12, 13, 14, 15, respectivamente.

O sistema de numeração hexadecimal é muito utilizado na programação de microprocessadores, especialmente nos equipamentos de estudo e sistemas de desenvolvimento. Tal como nos sistemas anteriores, podemos desenvolver qualquer número em potências da sua base, neste caso 16.

O primeiro símbolo da direita é sempre o menos significativo e o primeiro símbolo da esquerda é sempre o mais significativo, idêntico aos outros sistemas de numeração.

Sistema Octal

O Sistema octal, tal como o nome indica, é formado por 8 símbolos “dígitos” diferentes. Estes símbolos são os conhecidos dígitos 0,1,2,3,4,5,6,7 do sistema decimal.

Tal como nos sistemas anteriores, podemos desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com