TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroudo Sacrificio

Dissertações: Eletroudo Sacrificio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

FAG-Faculdade Assis Gurgacz

Rodrigo de Oliveira S.

Pablo R. Ross.

Saulo Augusto Borchart.

Giovani Heiss.

Roberta L. Ferezin.

ELETRODO DE SACRIFICIO

E

PROTEÇÃO METALICA

Cascavel

2014

FAG-Faculdade Assis Gurgacz

Rodrigo de Oliveira S.

Pablo R. Ross.

Saulo Augusto Borchart.

Giovani Heiss.

Roberta L. Ferezin.

ELETRODO DE SACRIFICIO

E

PROTEÇÃO METALICA

Trabalho apresentado na Disciplina de Ciência e Tecnologia dos materiais, do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Assis Gurgacz.

Professor: Sanes Cassiano Frozza.

Cascavel

2014

Introdução

Eletrodo de Sacrifício

Metal de sacrifício ou "Eletrodo de sacrifício" é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la. O zinco e o magnésio são metais comumente utilizados com esse objetivo. A utilização de um metal de sacrifício é um método de proteção catódica.

O ferro, utilizado em cascos de navio, em contato com a água do mar, se oxidaria muito facilmente se não houvesse um metal de sacrifício. Cascos de navio são protegidos da corrosão mediante a colocação de placas de zinco, que se oxida mais facilmente que o ferro. A técnica é denominada “proteção catódica”, pois o ferro é protegido justamente por se tornar o cátodo da cela galvânica formada por zinco e ferro. E o zinco é denominado “metal de sacrifício” ou “ânodo de sacrifício”, pois, atuando como o ânodo da cela, oxida-se, preservando, assim, o ferro. A proteção é eficiente desde que o metal de sacrifício seja reposto à medida que vai sendo consumido.

O metal mais comumente utilizado como ânodo de sacrifício é o zinco. Além de ser relativamente barato, ele tem potencial de redução menor que a maioria doa metais. Essa utilização do zinco pode ser feita de duas formas. A primeira consiste em dar um banho de zinco no material, denominado galvanização. Outra forma de utilizar um ânodo de sacrifício é fixá-lo ao material que se quer proteger, de forma que os elétrons possam circular entre os mesmos. Esse método é muito utilizado na indústria naval. Como os ânodos de sacrifício são preferencialmente corroídos, há que se trocá-los periodicamente. Estruturas e materiais metálicos em contato com a terra e com a água também necessitam de proteção catódica. Esses são os casos, por exemplo, de torres de transmissão de corrente elétrica, tanques de combustíveis enterrados sob os postos, tubulações subterrâneas de água e combustíveis e estruturas portuárias.

EXPERIMENTO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com