TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Eletrodo Sacrificio

Exames: Relatorio De Eletrodo Sacrificio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 2

I – Introdução

Calcula-se que 20% do ferro produzido anualmente em todo o mundo presta-se a repor, as peças atacadas por este terrível monstro que é tão temido pelos engenheiros, que é a corrosão e à ferrugem, é por causa desses fatores que levam cada vez mais os engenheiros a utilizarem um método chamado eletrodo sacrifício. Mas o que seria esse eletrodo sacrifício? Eletrodo sacrifício nada mais é do que metais que se oxidam mais facilmente a fim de proteger o metal revestido.

Esse procedimento tem a finalidade de proteger o metal revestido assim havendo a proteção do metal contra corossões, ou seja, a ferrugem acaba servindo de proteção contra ela própria. Um modo bastante utilizado para proteção do ferro contra corrosão é a galvanização, a galvanização consiste em revestir o ferro ou o aço, formando como se fosse uma película protetora assim impedindo o contato dos agentes oxidantes.

Um exemplo de eletrodo sacrifício é o zinco, ele tem maior facilidade de oxidar do que o ferro, mesmo o ferro sendo exposto o zinco continuara reagindo como eletrodo de sacrifício sem que haja a danificação ou a corrosão do ferro.

II – Objetivo

Montar um eletrodo sacrifício e ver a transformação do metal após um curto período de tempo.

III – Procedimento (materiais)

1) Encher quatro copos com água;

2) Amarar com o fio de naylon, três diferentes tipos de metais em cada prego (copo 1 – usado como referência; copo 2 – pedaço de zinco; copo 3 – fita de magnésio; copo 4 – fio de cobre);

3) Mergulhar os pregos em seus respectivos copos em que a cabeça do prego fique fora d’água;

4) Deixar o sistema em repouso por no mínimo sete dias;

5) Passado esse período anotar o que houve com o experimento;

IV - Resultados e discussão

Após o termino do período de espera das reações foi visualizado o seguinte:

No primeiro copo aonde foi usado como referência, notou-se que após o período de espera o prego estava todo enferrujado, com pequenos flocos de ferrugem no fundo do copo, e a água estava amarela, por causa da ferrugem.

Com o segundo copo, onde estava o prego amarado com o pedaço de zinco, notou-se que o pedaço de zinco estava pouco enferrujado, e apresentando pequenos flocos de ferrugem no fundo do copo, mas o prego estava intacto, ocorrendo o chamado eletrodo sacrifício.

No terceiro copo, onde estava o prego amarado com a fita de magnésio, notou-se que houve o chamado eletrodo sacrifício, pois o reagente protegeu o prego da ferrugem, fazendo com que o prego continua-se normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com