TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrodo Sacrificio

Ensaios: Eletrodo Sacrificio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ASSIS GURGACZ

CURSO ENGENHARIA CIVIL

http://www.fag.edu.br

DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS - CTM

PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA

NOMES:

Eletrodo de Sacrifício

CASCAVEL, 25/08/2014

1-TÍTULO: Eletrodo de sacrifício para proteção de metais contra oxidação foi realizada dia quatro do mês de agosto de dois mil e quatorze.

2. OBJETIVO: Executar a teoria sobre oxidação, e entender como funciona o eletrodo sacrifício.

3. RESUMO: O desenvolvimento da atividade compreendeu em alguns procedimentos que foram realizados algumas vezes, em materiais iguais, mas separadamente, os procedimentos iniciais foram feitos da seguinte forma, foi utilizado um dos um dos quatro pregos metálicos onde fora feito a limpeza do mesmo, esse material foi imerso no copo plástico um, com 180 ml água, esse primeiro teste é chamado de controle. É repetido o procedimento com mais três pregos, mas com algumas modificações.

4. INTRODUÇÃO: Eletrodo sacrifício é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa protegê-la. O metal mais comumente utilizado é o Zinco (Zn), além de ser relativamente barato ele tem potencial de redução menor que a maioria dos metais, a utilização pode ser feita de duas formas: A primeira, dar um banho de Zinco (Zn) no material, denominado Galvanização. Outra forma é fixa-lo ao material que se quer proteger, de forma que os elétrons possam circular entre os mesmos.

5. MATERIAIS E MÉTODOS:

Para desenvolver a atividade experimental, foram utilizados os seguintes materiais.

5.1 - Materiais Utilizados:

- Copo plástico;

- Água;

- Prego não Galvanizado;

- 01 pedaço de Zinco metálico (Zn);

- 01 pedaço de fio de Cobre (Cu);

- 01 pedaço de fita de Magnésio (Mg);

- Fio de Nylon;

5.2 - Reagentes Utilizados:

1) Água (H2O).

5.3 - Procedimento Experimental: Para desenvolver a atividade foram realizados alguns testes, em materiais iguais, mas separadamente, primeiro procedimento foi limpar um dos quatro pregos metálicos com uma esponja de aço, onde foi retirado sujeiras, impureza que poderiam estar na superfície do prego, após a limpeza, esse material foi imerso no copo plástico um, com 180 ml água, esse primeiro teste é chamado de controle. O segundo teste, repetimos o primeiro procedimento, porém, após a limpeza, foi amarrada ao prego com um fio de nylon, uma tira de zinco e imerso no segundo copo com água. Terceiro teste: após a limpeza do prego, foi fixada ao prego uma fita de magnésio, após prendê-lo, foi imerso no copo plástico com água. Ultimo procedimento, utilizando o quarto prego, foi feito a limpeza do mesmo, e para finalizar os procedimentos do teste, uma pequena parte do prego foi envolto com um fio de cobre. Após todos os procedimentos, o material ficará em um ambiente natural para finalizar a experiência (FIGURA 01).

Figura 01: Oxidação dos materiais (Fe)

Fonte: Autor, 2014

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O experimento auxiliou no entendimento de como uma proteção metálica age no material evitando possíveis danos, é de suma importância para os materiais, para manusear os materiais deve-se tomar cuidado e precauções na preparação do experimento, se não houver uma limpeza e manuseio adequado contaminara os materiais resultado final não será o correto, a organização com a demarcação dos copos auxiliaram a aferição dos resultados finais do experimento, podendo comparar os resultados do antes e depois. Com a experiência pratica adquirimos conhecimentos age a oxidação no material, com o contato de água e o oxigênio, e a rapidez da reação química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com