TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escadas

Monografias: Escadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO

TELHAS E TELHADOS

Disciplina: Desenho Aplicado II

Professora: Anne

Aluna: Bianca Ruff Rebelatto

Abril/2013

TELHADO

Entende-se como TELHADO qualquer cobertura que sirva de proteção. Numa casa, o telhado é a cobertura que fecha, por cima, a casa, evitando a entrada de chuva, sol e vento. Diz-se que a casa tem telhado ou que a casa está coberta por um telhado. O telhado funciona como uma espécie de moldura, tendo o poder de completar ou até definir o estilo de uma casa.

Um bom telhado deve oferecer proteção:

1 - Proteção contra as chuvas;

2 - Proteção contra os ventos;

3 - Proteção contra os raios solares;

4 - Proteção contra gatunos (ladrões);

5 - Proteção térmica (calor);

6 - Proteção acústica (barulho).

TIPOS DE MATERIAIS

O telhado pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os índios e comunidades pobres do interior fazem o telhado com ramos ou folhas de árvores como o sapé. Nas casas, é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira. Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.

MADEIRA

Conquistou espaço pela facilidade de compra, aliada à tradição brasileira. Pode ser:

Nativa: vem direto da natureza, por isso exija o certificado de procedência legal. Cumaru,

jatobá, maçaranduba, muiracatiara e itaúba são alguns exemplos com capacidade estrutural e resistência a fungos e cupins.

Reflorestada: oriunda de áreas de plantio renovável, representa uma opção mais ecológica. Escolha entre pínus e eucalipto.

Laminada: pouco difundida no Brasil, emprega lâminas de madeira de reflorestamento coladas umas às outras e submetidas a tratamento contra pragas. Por ser industrializada, passa por um controle de qualidade maior que o da madeira bruta.

AÇO

Comuns na indústria, as coberturas de aço-carbono ou galvanizado vêm ganhando pontos no segmento residencial graças à leveza e à rapidez na execução. O aço galvanizado é o mais usado. “Ele possui uma camada de zinco na superfície que o protege da corrosão”, diz o arquiteto paulista Roberto Inaba, da Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem). O ponto de atenção está na junção das peças, soldadas ou aparafusadas. Esse processo deve ser feito com cuidado, ou compromete-se o tratamento. Em ambientes mais agressivos (sujeitos a maresia, por exemplo), recomenda-se aparafusar o metal, em vez de soldá-lo, e aplicar uma dose extra de zinco em toda a estrutura.

LAJE

Favorita dos projetos contemporâneos, a laje de concreto demanda impermeabilização (com manta ou membrana asfáltica, além de membrana acrílica) a fim de driblar eventuais fissuras. Pede também um sistema de escoamento de água, geralmente uma inclinação de 1% direcionada a um ralo. “A laje aquece e perde o calor rapidamente. Por isso, em locais onde a temperatura oscila muito durante o dia, indico uma obertura extra para proporcionar conforto térmico”, explica o engenheiro paulista Marcelo Sacco, diretor comercial da Tetti, empresa especializada em telhados. Vale então montar uma estrutura leve de madeira ou metal sobre o concreto e cobri-la com telhas, que podem ficar aparentes ou não

PARTES DE UM TELHADO

1. Água - Superfície plana inclinada de um telhado.

2. Beiral - Projeção do telhado para fora do alinhamento da parede.

3. Cumeeira - Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas, geralmente localizada na parte mais alta do telhado.

4. Espigão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de águas

5. Rincão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo reentrante, isto é, o rincão é um captador de águas. Também conhecido como água furtada

6. Rufo - Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.

7. Fiada - Sequência de telhas na direção de sua largura.

8. Peça complementar - componente cerâmico ou de qualquer outro material que permite a solução de detalhes do telhado, podendo ser usado em cumeeiras, rincões, espigões e arremates em geral.

Fig: Componentes principais da cobertura

Fig: Tesoura

TIPOS DE ESTRUTURAS

Dependendo do que se pretende cobrir, as estruturas podem assumir formas diferentes.

Fig.: Telhado mais simples com apenas 1 água

Fig.: Telhado de 2 águas

TELHAS

Telha é um elemento construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. A telha é tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade materiais, como pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira, dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com