TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Qual Das Situações Abaixo Apresentadas Se Verifica A Aplicação Do Princípio Denominado Primazia Da Realidade:

Casos: Em Qual Das Situações Abaixo Apresentadas Se Verifica A Aplicação Do Princípio Denominado Primazia Da Realidade:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O Seis Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processo empresarial, orientado pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 4 Sigma, o que equivale a 6.210 defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos. O nível 6 Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão.

O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas.

Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.

Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa uma tarefa.

No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria incremental.

O Programa Seis Sigma atualmente é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, e é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.

A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema. As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência.

O objetivo estratégico do programa consiste em melhorar os processos, reduzir sua variabilidade em relação a uma meta específica e, conseqüentemente contribuir para um maior controle dos resultados obtidos.

Benefícios

Um dos maiores problemas do Seis Sigma é o fato de que muitas organizações não têm compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização. Entretanto, os benefícios principais da implantação do Seis Sigma são:

• Diminuição dos custos organizacionais;

• Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;

• Acréscimo e retenção de clientes;

• Eliminação de atividades que não agregam valor;

• Mudança cultural benéfica.

Como envolve mudança de cultura na empresa que a está implementando traz geralmente embutida uma forte resistência inicial a sua aplicação por parte dos colaboradores e equipes. Este aspecto não pode ser negligenciado em sua implementação sob risco sério de falha na mesma.

A questão da cultura organizacional é relevante quando se trata do Seis Sigma, prova disso é o fato de que as empresas que implantaram este programa são as de maior tradição de qualidade, ou seja, já haviam adotado outros programas de qualidade.

Desafio

A implantação do Seis Sigma nas organizações tem o intuito de incrementar a qualidade por meio da melhoria contínua dos processos envolvidos na produção, de uma forma estruturada, considerando todos os aspectos importantes para o negócio. Essa metodologia também prioriza o aumento da rentabilidade, pois concentra muitos esforços na redução dos custos da qualidade e no aperfeiçoamento da eficiência e da eficácia de todas as operações que atendem às necessidades dos clientes.

Podemos destacar como desafios importantes para a implantação do Seis Sigma:

• Envolvimento e comprometimento da alta administração;

• Habilidades de gerenciamento de projeto;

• Priorização e seleção de projeto;

• Revisões da documentação;

• Foco no cliente;

• A pouca disponibilidade de funcionários para a realização de treinamentos e estudos, dentre outras atividades;

• A complexidade das operações realizadas;

• Os treinamentos internos, já que para o Seis Sigmas são muito mais complexos do que para a maioria dos outros programas de qualidade;

• O manuseio das ferramentas da qualidade.

Seis Sigma é tecnicamente um dos elementos do processo do Gerenciamento pela Qualidade Total, TQM. O uso do Seis Sigma é uma forma muito mais quantitativa de medir os esforços de Qualidade e efetivamente comunicar o progresso para clientes, funcionários, fornecedores e acionistas. O modelo de aprimoramento consiste em 4 fases: medir, analisar, aprimorar e controlar, utilizando as ferramentas estatísticas em um ciclo único e dinâmico, permitindo a melhoria do processo em pontos que agregam valor.

A ESCALADA DA QUALIDADE

O que é e o que representa em termos de custo cada etapa do sistema Seis Sigma

Nível sigma Defeitos por milhão Custo da não-qualidade (% das vendas)

6 sigma 3,4 Menos de 10

5 sigma 233 10 - 15

4 sigma 6.210 15 - 20

3 sigma 66.807 20 - 30

2 sigma 308.537 30 - 40

1 sigma 690.000 -

Um caso de sucesso

O engenheiro de processos Pedro Tchmola conseguiu economizar US$ 175 mil por ano para a Kodak do Brasil sem grande investimento adicional. Com alguns meses de trabalho duro, uma boa dose de criatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com