TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embolia E Trombose

Ensaios: Embolia E Trombose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  4.246 Palavras (17 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Neste conteúdo iremos falar da Trombose e Embolia, o objetivo deste trabalho é relatar como são essas duas patologias.

A trombose é a formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo num indivíduo vivo, e embolia é uma massa intravascular sólida, líquida ou gasosa que se destaca e através do sangue chega até uma região distante do seu ponto de origem, no conteúdo seguinte veremos como se forma trombose e embolia quais são as causas, sintomas, tratamentos e fatores de risco.

Este trabalho foi realizado através de pesquisa em sites científicos, sites sobre saúde, revistas medicas e livros.

Sumário

Introdução

Trombose................................................................................................................1

Trombose venosa....................................................................................................3

Trombose arterial....................................................................................................4

Fatores de risco e tratamento..................................................................................4

Patologia: Trombose venosa profunda...................................................................5

Embolia...................................................................................................................6

Tipos de embolia e êmbolos...................................................................................6

Embolias: pulmonar, sistêmica, liquida, gasosa e gordurosa.................................10

Patologia: Embolia pulmonar.................................................................................11

Conclusão

Referências bibliográficas

Trombose:

Denomina-se trombose o mecanismo fisiopatológico através do qual se produzem trombos, ou seja, aglomerados de células, fibras e fatores de coagulação que constituem uma massa, a qual vai obstruir total ou parcialmente o lúmen de um vaso sanguíneo.

Causas

A trombose produz-se quando o processo de coagulação é ativado por uma circunstância anómala, provocando a formação de um ou mais trombos que obstruem a circulação num vaso sanguíneo.

Existem três tipos de circunstâncias, enumeradas a seguir, que favorecem a formação de uma trombose.

Lesões na parede dos vasos sanguíneos. Entre as doenças que mais frequentemente provocam lesões na parede dos vasos sanguíneos e que favorecem o surgimento de tromboses, a mais importante é a aterosclerose, ou seja, a formação de placas de ateroma no interior das artérias. No entanto, também é preciso destacar a diabetes - quando não é tratada adequadamente, provoca lesões características na parede dos pequenos e médios vasos sanguíneos.

Alteração do fluxo sanguíneo. Ocorre em várias doenças e condições em que se observa um abrandamento do fluxo sanguíneo, tal como nas varizes, insuficiência cardíaca, velhice ou repouso absoluto durante períodos prolongados de tempo. Pode ocorrer igualmente noutras doenças que provocam turbulência ou aumento da velocidade da corrente sanguínea, como na hipertensão arterial, em determinadas valvulopatias (nomeadamente, a estenose mitral) e em determinadas arritmias cardíacas (sobretudo a fibrilhação auricular).

Aumento da viscosidade sanguínea. Este fenómeno pode observar-se na policitemia, correspondendo ao aumento da concentração de glóbulos vermelhos, e em diversos processos infecciosos ou tumores malignos do sangue, nos quais a concentração dos glóbulos brancos aumenta.

Existem três tipos de trombose, de acordo com a localização do trombo.

Trombose venosa ou tromboflebite. Neste caso, os trombos formam-se no interior de uma veia, normalmente nos membros inferiores. As causas mais frequentes de trombose venosa são as intervenções cirúrgicas, imobilização prolongada, varizes, insuficiência cardíaca e a administração de determinados fármacos com hormonas esteróides, como é o caso de determinados contraceptivos. A complicação mais grave de uma trombose venosa nos membros inferiores é a libertação de um pedaço do trombo, que adquire a designação de êmbolo, o qual pode obstruir uma artéria pulmonar, dando origem a uma embolia pulmonar. Para além disso, um trombo venoso pode igualmente obstruir por completo o fluxo sanguíneo do vaso afetado e, ocasionalmente, gerar uma acumulação de sangue no tecido drenado pela dita veia; caso este bloqueio não seja interrompido, o tecido afetado acaba por sofrer um enfarte hemorrágico, ou seja, a necrose ou morte tecidular devido à hemorragia que literalmente o "asfixia" e impede o transporte de oxigénio. Por exemplo, a trombose de uma veia da retina pode originar um enfarte hemorrágico nesse tecido, provocando a cegueira parcial ou total do olho em questão.

Trombose arterial. Neste caso, os trombos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com