TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim E Karl Marx

Exames: Emile Durkheim E Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx e Èmile Durkheim

Esses dois sociólogos analisam a vida em sociedade através de um ponto em comum, trabalham com conceitos, onde estão empregadas as suas características, como por exemplo, podemos pegar uma sociedade antiga, como o Egito e analisar a forma na qual cada vê a religião, para Marx a religião é o ópio do povo, enquanto para Durkheim é uma coesão social. Os dois analisam a sociedade maior do que o indivíduo.

Com relação a educação Durkheim têm uma visão coercitiva,para ele,educação possui um caráter único que visa dar uma base comum,saber idéias,sentimentos e práticas condizentes com o que a sociedade exige.Deveria ser transmitida pela educação moral e caráter múltiplo do sentido de que,em determinado ponto,esta educação deveria ser diversificada para atender as necessidades da sociedade,como por exemplo,para atender as especialidades profissionais.

Enquanto Marx defendia noções liberais da educação e perseguia um ideal de educação universal,que visava o desenvolvimento abstrato de todas as faculdades individuais,a formação do homem tanto manualmente como intelectualmente,como ser globalizado,completo e crítico,a escola era a instituição central desta educação que deveria valorizar a experimentação motivando o indivíduo.

Durkheim via a educação como forma de moldar o indivíduo,de socializá-lo metodicamente de acordo com interesses da sociedade,de forma ditatorial,regrada e inquestionável.

Concluindo,tanto a teoria de Marx quanto a de Durkheim,tem muito a contribuir para educação moderna.

Durkheim tinha a educação focada na figura do mestre(professor) que era a autoridade máxima,que deveria passar aos alunos o conhecimento pré-estabelecidos pelas sociedades e deveria ser respeitada por isso.Marx focava a educação no desenvolvimento global do indivíduo em seu aspecto intelectual,no desenvolvimento físico e no aprendizado profissionalizante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com