TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim e Karl Marx Trabalho e Sociedade

Por:   •  23/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 2

Emile Durkheim:

“É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.”

Sociedade:

Segundo Durkheim, há dois tipos de sociedade, a sociedade mecânica e a sociedade orgânica, na mecânica, há a presença de comportamento coletivo e atividades de produção pouco diferenciadas, a mesma foi deixada ara trás, dando lugar a sociedade orgânica, que tem como característica a complementaridade imposta pela sociedade moderna para os seres humanos.

Mas talvez a maior contribuição de Durkheim tenha sido a criação do fato social, teoria que defende que um individuo pode alterar a sociedade como um todo. Partindo deste principio temos também os três suicídios de Durkheim, o que comprova que uma coisa banal como uma pessoa tirar a própria vida afeta a sociedade.

Trabalho:

Na questão trabalho, o mais notável trabalho de Durkheim é a Divisão do trabalho social, “Para a solidariedade se manter é necessário que os indivíduos se integrem em grupos sociais e se sigam por um conjunto de valores comuns.”

A divisão do trabalho social permite uma maior especialização e qualificação dos indivíduos no trabalho, mas também leva a uma diminuição da consciência coletiva.

Karl Marx

“O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.”

Trabalho:

De acordo com Karl Marx, capital e trabalho representam um movimento feito de três momentos:

• Primeiro: capital e trabalho estão juntos, então se separam, e ai se juntam de novo.

• Em segundo lugar: o operário começa a enxergar o rico capitalista como uma forma de negação de sua existência.

• Em terceiro e último lugar, como o capital é ao mesmo tempo ele mesmo e o seu oposto, sendo o trabalho, por sua vez, é ele próprio a sua contradição, isto é, capital.

Sociedade:

Na teoria de Karl Marx, a sociedade desigual, é feita por classes sociais que se sustentam por meio de ideias que tem o controle dos meios de produção, ou seja, a burguesia. Na sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é apreciado, enquanto que o conforto coletivo é secundário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com