TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre Émile Durkheim e Karl Marx

Por:   •  8/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 7

2. Tendo por referência que o trabalho é um fenômeno importante no processo de humanização dos seres humanos, apresente, no mínimo, 4 (quatro) argumentos, dois de cada um dos autores para explicar a importância do trabalho nas sociedades humanas.

Para Durkheim, o trabalho é um dos processos de socialização contínua de um indivíduo, isto é, da inserção e manutenção do indivíduo no que ele chama de consciência coletiva. Essa consciência seria responsável pela formação de nossos valores morais, de nossos sentimentos comuns, daquilo que temos como certo e errado, e, dessa forma, ela exerceria uma pressão externa aos homens no momento de suas escolhas, em maior ou menor grau.

Além disso, o trabalho também é essencial para o sociólogo em sua teoria de solidariedade, em que Durkheim observa e teoriza, principalmente, sobre a existência da divisão do trabalho e seus impactos na sociedade, relacionando a presença dessa divisão com um tipo de sociedade categorizada de orgânica, na qual se observaria uma maior individualização entre os membros dessa sociedade, quando comparadas às sociedades chamadas de mecânicas, nas quais não existe divisão do trabalho e o individualismo é menos observado.

Enquanto isso, Marx acredita que o processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é a principal atividade humana, aquela que constitui sua história social; e o fundamento do materialismo histórico, enquanto método de análise da vida econômica, social, política, intelectual.

Marx afirma que o trabalho transforma o homem. Não se trata de uma atividade determinada, como no sentido econômico, mas a práxis fundamental e específica da espécie humana, na qual há uma união essencial entre homem e objetividade. Assim, Marx entende que o caráter de uma espécie qualquer reside no tipo de atividade vital que ela exerce, de forma que o traço distintivo da humanidade seria o fato de o homem fazer de sua atividade vital um projeto de sua vontade e de sua consciência. Dessa forma, enquanto o animal é idêntico à sua atividade vital e sua produção não vai além do que necessita imediatamente para si e para sua prole, o homem, por meio do trabalho, procede à construção prática de um mundo objetivo, através da manipulação da natureza inorgânica. Isso é, para Marx, a afirmação do homem enquanto ser genérico consciente.

3. Como liberdade humana é tratada por cada um dos autores? Apresentem as principais diferenças presentes nas concepções de liberdade dos autores.

Durkheim afirma que por mais que os indivíduos se vejam como seres que possuem livre arbítrio eles são moldados e padronizados pela sociedade, apesar dela padronizar e moldar boa parte dos comportamentos individuais nem sempre todas as atitudes passam por esse processo.

O sociólogo relaciona a liberdade com suicídios de forma não psicológica, mas social. Ele buscou padrões em diversas sociedades e definiu o suicídio em quatro tipos:

Egoísta (as relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja mais sentido na vida)

Altruísta (o indivíduo sente-se no dever de fazê-lo para se livrar de uma vida insuportável)

Anônimo (ocorre quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida)

Fatalista (não há esperança de mudança contra a disciplina opressiva da sociedade, sendo esta a única saída)

Com as observações ele verificou que o suícidio era mais frequentes em comunidades protestantes do que em comunidades católicas, Durkheim pode assim concluir que o suicídio variava na razão inversa do grau de integração da sociedade religiosa, familiar e política.

Para Marx não há liberdade sem o mundo material onde os indivíduos manifestam a liberdade em conjunto, a liberdade humana só pode ser encontrada na produção e prática das próprias condições materiais da existência. Assim se os indivíduos são privados de suas condições de existência materiais (propriedade privada) não há uma real liberdade.

Marx aponta várias liberdades no capitalismo (liberdade econômica, de expressão e politica) ele deduz que a separação dos homens com relação as condições de existência seja mantida, caso o homem ataque a separação em busca da liberdade material todas as liberdades parciais serão suspensas para estabelecer o capitalismo. Caso a luta dos indivíduos privados de sua existência tinha exito (abolição da propriedade privada) seria instaurado o comunismo, que ele entende como a associação livre dos produtores.

O socialismo dos marxistas defendia que, enquanto alguns poucos possuíssem o capital não haveria forma de construir a igualdade social humana, era necessária uma estratégia para deslocar o Estado capitalista, aparentemente, invisível atrás dos diferentes regimes políticos. Portanto não poderia haver liberdade entre desiguais.

5. Quais são os principais problemas apresentados por Marx e Durkheim na sociedade moderna? Quais soluções são por eles colocadas? Analisem os problemas e as soluções apresentados por cada um deles e indiquem, justificando, a viabilidade destas para a sociedade contemporânea.

Para Marx o capitalismo era o principal problema da sociedade moderna. Segundo ele a história da humanidade era movida pela luta de classes, na época burguesia e proletariado, o último deveria fazer uma revolução instituindo a ditadura do proletariado para no fim instaurar o comunismo que seria a solução de todos os problemas.

A burguesia detinha os meios de produção, os trabalhadores a fim de sobreviver deveriam vender a sua força de trabalho. O objetivo capitalista era acumular o capital através da exploração da mais-valia, ou seja, o trabalho realizado pelo proletariado era sempre muito maior em relação à sua remuneração.

Marx afirmava que a superação dessa etapa na humanidade seria possível através do comunismo acabando com a dominação do proletariado pela burguesia.

Caberia à sociologia, segundo Durkheim, a apreensão e o estudo sistemático das realidades sociais dos indivíduos. Para que isso fosse possível o sociólogo deveria utilizar das mesmas ferramentas utilizadas pelas ciências anteriores: o método científico e a observação empírica. Uma das principais preocupações de Durkheim era estabelecer as fundações e as formas de estudo da sociologia. Outras questões que Emile Durkheim propunha era acerca do avanço da individualização do sujeito social e o estudo dos fenômenos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com