TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedor

Monografias: Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ALCILENE EVARISTO BUENO

PROINTER: Empreendedor

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

O QUE É SER EMPREENDEDOR? 3

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR: 4

A DIFERENÇA ENTRE O ADMNISTRADOR E O EMPREENDEDOR 4

CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

INTRODUÇÃO

Conceitua-se empreendedorismo como o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial), decidindo sobre a alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.

A definição dada pela Comissão Europeia:

“O Empreendedorismo é acima de tudo uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado numa organização, para identificar uma oportunidade e para concretizar com o objetivo de produzir um determinado valor ou resultado econômico.”

O empreendedorismo deve ser visto, assim, enquanto processo dinâmico que tem inerente a concepção, percepção e realização de uma oportunidade de negócio, que pressupõe o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades.

Pressupõe desta forma a coexistência de dois fatores fundamentais. O processo empreendedorismo tem sido difundido o Brasil nos últimos anos, com mais intensidade no ano de 1990, e também nesse ano foi criado um programa Brasil empreendedor do governo federal, e o SEBRAE que auxilia na jornada empreendedora das micros e pequenas empresas, no livro de Dornelas ele define o empreendedorismo que é aquele que assume riscos de forma ativa, físicas e emocionais. Concluindo que entre empreendedor e o administrador tem uma confusão, porém depois de vários estudos nem sempre o empreendedor é administrador e vice e versa.

O QUE É SER EMPREENDEDOR?

“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”

José Dornellas, 2001

O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só desenvolver deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro. Além de energia e perseverança, uma grande dose de paixão é necessária para construir algo a partir do nada e continuar em frente, apesar de obstáculos, armadilhas e da solidão. O empreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela é produto do trabalho duro.

O papel de um espírito empreendedor é extremamente importante, uma vez que condicionando a ação competente e eficiente de obstinações, persistência, e em grau significativo, a vontade de acontecimentos, surge consequentemente o crescimento da empresa, obtendo-se resultados e atingindo as metas.

É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

O empreendedorismo floresce e ganha projeção global a cada dia. Em consequência, disto, o espírito empreendedor deve estar primordialmente presente naquele que busca sucesso e reconhecimento.

Não basta ter uma formação acadêmica e ficar estagnado. O momento é de aprendizado permanente, de busca contínua de nível de capacitação profissional que facilite a recolocação ou montagem do próprio negócio, num mundo em que o universo do emprego tradicional está diminuindo.

O mundo, mais no que nunca, exige um empreendedor motivado e qualificado, disposto a colaborar com atitudes determinantes.

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR:

- Criatividade

- Capacidade de organização e planejamento

- Responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com