TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedor Reinaldo Polito

Ensaio: Empreendedor Reinaldo Polito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Ensaio  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 6

Resposta da Atividade Avaliativa

Questão 1

Quais os fatores que você identifica no texto que foram decisivos para o sucesso do Empreendedor Reinaldo Polito?

- A visão sobre a necessidade de segmentar os cursos, que antes não eram segmentados, os cursos não eram direcionados para públicos específicos, como exemplo: os executivos. Ele passou a segmentar por públicos específicos.

- Polito trabalhava intensamente: durante o dia tinha seu emprego no banco, lecionava todas as noites e aos sábados pela manhã, além dos cursos fechados para empresas durante o dia. Essa vontade de fazer acontecer fez toda a diferença para o sucesso do negócio.

- A afeição ao trabalho ajudou Polito a superar suas dificuldades iniciais.

- Os contatos que a atividade bancária propiciava, além de ter um “sistema” próprio de formar seu cadastro de clientes, foram primordiais para construir uma rede de contatos.

- Estratégia agressiva de propaganda, fazendo anúncios, enviando mala direta etc., proporcionou maior conhecimento sobre seus cursos.

Questão 2

Quais as principais dificuldades encontradas pelo empreendedor para abrir o seu negócio?

- Recursos financeiros escassos

- Pouco tempo para dedicar ao seu próprio negócio

- Baixa lucratividade

- Iniciou o empreendimento com a família (pouco profissionalismo), positivo por um lado e negativo por outro.

Questão 3

a) Discorra sobre as características que compõem o perfil do empreendedor.

• Busca de oportunidades e iniciativa: o empreendedor costuma ter ideias que possam ser transformadas em negócios e as coloca em prática. Faz as coisas antes do solicitado, ou seja, antes de ser forçado pelas circunstâncias. Age para expandir o negócio em novas áreas, produtos ou serviços.

• Persistência: o empreendedor age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.

• Assume riscos calculados: o empreendedor avalia alternativas e calcula os riscos. Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

• Exigência de qualidade e eficiência: o empreendedor encontra formas de fazer as coisas de maneira melhor, mais rápidas ou mais baratas. Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

• Comprometimento: o empreendedor faz sacrifícios pessoais ou despende esforços extraordinários para completar uma tarefa. Colabora com os subordinados ou até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho. Esmera-se para manter os clientes satisfeitos.

• Busca de informações: o empreendedor dedica-se pessoalmente a obter informações sobre clientes, fornecedores e concorrentes. Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço. Ele consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

• Estabelecimento de metas: o empreendedor estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal. Define com clareza e objetividades as metas de longo prazo. Define metas de curto prazo mensuráveis.

• Planejamento e monitoramento sistemáticos: o empreendedor planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos. Revisa seus planos constantemente, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.

• Persuasão e rede de contatos: o empreendedor utiliza estratégias para influenciar ou persuadir os outros. Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos, desenvolver e manter relações comerciais.

• Independência e autoconfiança: o empreendedor busca autonomia em relação a normas e procedimentos. Mantém seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores. Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios.Dornelas (2005) atribui as seguintes características aos empreendedores de sucesso:

• São visionários: eles têm visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida, e o mais importante, têm a habilidade de implementar seus sonhos.

• Sabem tomar decisões: eles não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidades, sendo um fator-chave para o sucesso.

• São indivíduos que fazem a diferença: os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma idéia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade. Sabem colocar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.

• Sabem explorar ao máximo as oportunidades: para a maioria das pessoas, as boas idéias são daqueles que as vêem primeiro, por sorte ou acaso. Para os visionários (empreendedores), as boas idéias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificaram algo prático para transformá-las em oportunidade, por meio de dados e informação.

• São determinados e dinâmicos: eles implementam suas ações com total comprometimento. Superam as adversidades, ultrapassam os obstáculos, com uma vontade ímpar de “fazer acontecer”. Mantêm-se sempre dinâmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina.

• São dedicados: eles se dedicam 24 horas por dia, 7 dias por semana ao seu negócio. Comprometem o relacionamento com amigos, com a família e até mesmo com a própria saúde.São trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com