TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Trabalho Universitário: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 3

1. A crise fez surgir no Brasil um novo tipo de empreendedor, os que possuem alta escolaridade, bom currículo, mas estão sem emprego. Qual a relevância do aparecimento desse novo grupo de empreendedores para fomentar e consolidar um empreendimento de alto nível e baixo índice de mortalidade das empresas? Justifique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)

R: O surgimento de empreendedores com alta escolaridade, e bom currículo é muito importante pelo fato de que espera-se que tais empreendedores iniciêm seus negócios com mais estrutura, fundado em análise e pesquisa. E por causa de um início bem pensado e estruturado, o negócio corre menos riscos de fracassar, pois o empreendedor inicia o negócio ciente dos riscos, desafios e vantagens. Sem contar que tais empreendedores trazem consigo uma grande bagagem de experiências em negócios e vivência.

E seguindo as informações do artigo acima, retirado da revista Veja (http://veja.abril.com.br/100609/p_136.shtml Acesso em: 20 jul. 2011.), de que o investimento inicial seja de aproximandamente 150,000.00 reais, indica que além desta classe iniciar o negócio com mais experiência, formação educacional e estruturada, esta classe de empreendedores iniciam um projeto com mais capital inicial, que neste caso, é de fundamental importância para a sobrevivência da empresa no período inicial.

2. Explique quais as principais dificuldades encontradas pelos empreendedores na implementação de seus negócios. Você deverá elaborar um texto de 10 a 15 linhas, apresentando a explicação de ao menos 5 aspectos inerentes ao empreendedor ou ao seu negócio e que são verdadeiras barreiras ao sucesso. Fundamente sua resposta tomando por base o texto. (3,0 pontos)

R: Segundo o artigo acima da Veja, as principais dificuldades e barreiras para o sucesso são:

- Escolher e definir que tipo de negócio vai investir.

- “Porque não escolheram este caminho, talvez falte o espírito de liderança e obstinação necessária” para administrar o negócio. Dará certo o que pensa em crescer. (Fonte: http://veja.abril.com.br/100609/p_136.shtml Acesso em: 20 jul. 2011).

- O valor do crédito no Brasil é muito alto, em comparação a países mais desenvolvidos. E isso é um desafio para o empreendedor que quer cocorrer com produtos de qualidade a preço competitivo.

- Aliado ao valor do crédito, está a carga de impostos do Brasil que são altíssima, chegando até a 52% dos lucros.

- E por fim a burocracia, que torna moroso o processo de tirar um projeto de negócio do papel e por em prática.

3. Em um texto de 8 a 15 linhas, elenque quais os principais fatores observados nas diferentes histórias foram determinantes para o sucesso dos empreendimentos. Apresente no mínimo três fatores, justificando-os de forma fundamentada. (3,0 pontos)

R: Investir em inovação, foi um investimento caro para o engenhero Antonio Gutierrez, mas por causa da expectativa de lucro alto, pode ter sido a grande determinante para o sucesso.

Para a Administradora Clara Barreiros, fazer curso específico de empreededorismo, desde que tinha uma grande rede de contato que a proporcionaria parcerias e não entendia muito sobre empreendedorismo, afim de conhecer melhor o projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com