TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Monografias: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 5

1. Empreendedorismo

a) Pesquise sobre o conceito de empreendedorismo.

O empreendedorismo é um assunto que chama a atenção de estudiosos há muito tempo. O seu conceito está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

Agora recebeu uma maior importância nas manifestações humanas dirigido para o acontecimento de novos projetos organizacionais independentes ou vinculados a uma organização já existente.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empreendedorismo.htm

b) Estabeleça a diferença entre o empreendedorismo tradicional e o intraempreendedorismo.

O empreendedorismo tradicional: usa capital próprio; cria toda a estrutura operacional; tem maior poder de ações sobre o ambiente; fracasso parcial significa perda de dinheiro; fracasso total significa falência; apenas uma pessoa é o chefe.

O intraempreendedorismo: usa o capital da empresa; usa a estrutura operacional da empresa; tem maior dependência das características da cultura corporativa; fracasso parcial significa apenas erro e realinhamento do projeto; fracasso total significa aborto do projeto e, no máximo demissão; se reporta a um ou mais chefes.

http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/173.pdf

c) Deixe claro no seu texto como é possível aplicar o intraempreendedorismo no setor de saúde.

De acordo o Diretor Operacional de um hospital “Em um hospital com mais de 500 colaboradores é possível germinar em alguns pontos o empreendedorismo, e, acredito que, sem saber, isto já é feito. Há vários projetos sendo tocados por colaboradores, principalmente aqueles com finalidade social”.

Já a Diretora Administrativa afirma que é “sempre possível incentivar o que é bom. Acredito que aqui há local para diferentes tipos de indivíduos, temos artistas que lidam melhor com crianças, pessoas lógicas que garantem o abastecimento, empreendedores que cuidam para que sempre seja possível inovar, criar projetos novos que nos auxiliem na manutenção e melhoramento do hospital.” Portanto, o intraempreendedorismo é visto pelos diretores como uma possível novação no ambiente hospitalar.

http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/173.pdf

d) Explique o conceito de Análise de Mercado e destaque os principais pontos que dever verificado ao desenvolver uma análise de mercado.

Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controlo direto da organização mas que de forma direta ou indireta a podem influenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a ser estabelecidos os objetivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais para os atingir.

Uma análise de mercado deve ser efetuada não apenas numa perspectiva estática, mas também dinâmica, procurando identificar oportunidades que a empresa possa aproveitar e ameaças que deva evitar ou reverter a seu favor.

http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/analisemercado.htm

e) Explique o que é Plano de Marketing e destaque os principais itens sobre:

Produto

Preço

Praça

Promoção

O plano de marketing, também conhecido como 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, praça e promoção.

Produto: Variedade de produtos; qualidade; desing; características; nome da marca; embalagem; tamanho; serviços; garantias; devoluções.

Preço: Preço de lista; descontos; concessões; prazo de pagamento; condições de financiamento.

Praça: Canais; coberturas; variedade; locais; estoque; transporte.

Promoção: Promoção de vendas; publicidade; força de vendas; relações públicas; marketing.

http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/mix-de-marketing-4-pas-produto-preco-promocao-e-praca.html

2. Gestão de Planos de Saúde

a) Explicar em linhas gerais quais as principais funções desempenhadas pelos planos de saúde.

O plano de saúde é um serviço apresentado por operadoras, empresas privadas, com fim de ministrar a assistência médica e hospitalar. Tem como principal função oferecer uma rede de atendimento de qualidade de acordo com as exigências da ANS.

A ANS tem como exigências, normatizar e fiscalizar qualquer modalidade de produto, serviço e contrato que oferecer, além da garantia de cobertura financeira de riscos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com