TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O empreendedor

Tese: O empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Tese  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 6

O empreendedor

Este trabalho tem por objetivo analisar e conceituar o empreendedorismo, qual o perfil do empreendedor de sucesso e os mitos relacionados a eles.

Antes de adentrar-mos ao assunto principal, veremos qual o conceito de empreendedor.

Segundo Joseph Schumpeter (1949) “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.

Para Jose Carlos A. Dornelas “Empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.

Já Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC/LED 2000 p.51) “Empreendedores são pessoas que tem a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.

A definição da palavra empreendedor varia de autor para autor porem todos concordam que o empreendedor é a pessoa que exercita total ou parcialmente as funções de:

Assumir riscos, coordenar, iniciar, e instituir maiores mudanças nas empresas etc.

Então cabem aqui as perguntas: Quem na verdade é um empreendedor? Quais suas características mais marcantes? Mitos; realidade ou invenção?

Tenho por base um grande empreendedor de sucesso Roberto Justus, CEO do Grupo Newcomm e presidente da Y&R uma das agencias do grupo esta no mercado desde 1981, nele podemos identificar várias características que fazem parte do perfil do empreendedor, nas quais podemos destacar:

Persuasão, capacidade executiva; Pra ele na época comprar uma moto era um grande projeto que somente ele poderia levar adiante, pois conseguia analisar com exatidão o cenário de tudo.

Liderança; Era uma atitude espontânea.

Ênfase; fundamental para os negócios, precisa transmitir bem as decisões, resolver crises com mais impulso e indicar caminhos com clareza.

Paixão; Quem não sentir paixão pelo que faz, pode desistir antes de começar, pois a paixão é o grande impulso que move as ações para crescer seus negócios.

Busca pelos melhores resultados; Para ele era dever moral dar o máximo, buscar sempre os melhores resultados.

Não podemos afirmar que o sucesso será conseqüência de determinadas características comportamentais, mais pode se dizer que um conjunto de condições no individuo contribuirão para o sucesso como empreendedor. Uma pergunta que frequentemente é feita, as pessoas nascem empreendedoras ou podem ser formada? Segundo o PLT pág.35, os empreendedores são inatos, nascem para o sucesso.

Pode-se dizer que algum tempo atrás se acreditava que os empreendedores eram inatos, ou seja, nasciam com as características para o sucesso, e pessoas sem esse diferencial não poderiam ser empreendedoras. Esse é o caso de Roberto Justus, desde pequeno ele já tinha características de um empreendedor, em pequenas atitudes tomadas, sendo representante de classe, fazendo estratégias para comprar uma moto, mais tarde fundando uma agencia e assim sucessivamente.

Porem podemos dar um outro exemplo, que seria o de Luísa (O segredo de Luisa 1999), ela sempre teve um grande sonho de se tornar uma empresária, pois tinha como fonte de expiração a sua tia Fernanda dona de um armazém de grande projeção comercial em Ponte Nova. Todo o final de semana que Luisa retornava a cidade levava para seus amigos uma quantidade de goiaba cascão, recebendo muitos elogios e pedidos ela viu a grande oportunidade de realizar o seu sonho, porem percebeu que tinha muitos desafios e problemas do que imaginava, por exemplo, convencer a tia de ajudá-la a prosseguir. Sem pensar em desistir procurou um professor de empreendedorismo para orientá-la na realização do seu projeto, começou a fazer varias pesquisas de campos, em mercados, visitas e contatos para criar uma rede de negócios tendo como objetivo auxiliá-la, contou também com um amigo que dominava a área de administração. Convida também Sr. André um empresário de grande sucesso para ser seu padrinho tendo como condição tornar-se seu consultor, sendo assim a venda de goiabas em tabletes torna-se um grande sucesso no mercado interno e no externo, e Luisa concretiza seu sonho de se tornar uma grande empresaria ganhando o premio de Empreendedor Global do Ano.

Tendo esses exemplos, acredito que os empreendedores inatos continuam existindo, porem o processo de empreendedor pode ser também ensinado e entendido por qualquer pessoa, o sucesso depende de vários fatores, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades do dia-a-dia.

Segundo mito é de que os empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos.

Tendo como exemplo novamente Roberto Justus, um incidente especifico na ultima temporada de O Aprendiz, lhe fez refletir sobre a ordem de certas prioridades. Um dos últimos episódios excedeu o limite de tempo, e para desespero de toda a equipe ninguém sabia qual parte cortar para que o programa ficasse no tempo correto, e sem ficar como um amontoado desconexo de cenas, pois cada cena havia uma justificativa, para não ser cortada, porem era um risco que deveria ser assumido. Depois de muito experimentarem, para surpresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com