TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

Tese: A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Tese  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No Brasil no final da década de 1990 tendo o período de 2000 a 2010 com um marco na consolidação do termo e de sua relevância para o país. A preocupação do brasileiro foi a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das taxas de mortalidade desses empreendimentos, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo, que tem recebido especial atenção por parte do governo e de entidades de classe.

Uma das consequências imediatas foi o aumento do índice de desemprego onde há grande concentração de empresas, também foi criado um Programa Empreendedor do governo federal instituído em 1999, que teve como meta inicial a capacidade de mais de um milhão de empreendedores brasileiros na elaboração de planos de negócios.

Dados publicados pelo SEBRAE em 2010 mostram que no período de 2000 a 2008 o número de micro e pequenas empresas passou de 4,1 milhões para 5,7 milhões.

Ainda segundo dados publicados pelo SEBRAE pode-se ratificar que as micro empresas tem fundamental importância para a economia nacional.Por esse motivo a taxa de mortalidade dessas pequenas empresas historicamente superam 50%.Nos primeiros anos de atividades, infelizmente isso tem mudado nos recentes.

A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo foi inovando ano após ano, em 1930 o movimento de relações humanas e na década de 1940 a 1950 aconteceu o movimento de sistemas abertos nos anos de 1970, movimento de das contingências ambientais.No caso de 2000 não existe nenhum movimento que se predomina mas o empreendedorismo muda cada vez mais sua forma de fazer negócios no mundo.

Cada vez mais o empreendedorismo vem crescendo quebrando barreiras e gerando riqueza para a sociedade.

Por esse motivo a formação do empreendedor esta sendo prioridade em vários países, nas escolas e em universidades por meio da criação de cursos e matérias específicas de empreendedorismo.

Há mais de 20 anos atrás os jovens não pensavam em buscar sua própria empresa eles estimavam ter um bom emprego com bons salários. E entre 1990 a 2000 o empreendedorismo aumentou em ações desenvolvidas alguns exemplos são programas de incubação de empresas e parques tecnológicos.

A corrupção de um intenso dinamismo empresarial de rápido crescimento econômico somados aos baixos índices de desemprego a as baixas taxas de inflação ocorridos, por exemplo na década de 1990 no Estados Unidos.

Em 2010 a Atividade Empreendedora Inicial de cada país participante é apresentada pelo percentual da população adulta dos países envolvidos na criação de novos negócios.

Quando a organização cresce, os empreendedores geralmente tem dificuldades de tomar as decisões doa dia a dia dos negócios,pois se preocupam mais como os aspectos estratégicos , como os quais se sentem mais á vontade

É interessante notar que o empreendedor de sucesso tem ainda uma característica singular que é o fato de conhecer como poucos os negócios em que atua e que o tempo requer experiência.

O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria negócios para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontra-se pelo menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com