TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigos Científicos: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

1. A crise fez surgir no Brasil um novo tipo de empreendedor, os que possuem alta escolaridade, bom currículo, mas estão sem emprego. Qual a relevância do aparecimento desse novo grupo de empreendedores para fomentar e consolidar um empreendimento de alto nível e baixo índice de mortalidade das empresas? Justifique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)

R: O surgimento desse novo empreendedor agrega importância para o mercado, devido a sua alta escolaridade, seu currículo e seu conhecimento em outros negócios, esses empreendedores iniciam um novo projeto de maneira mais estruturada, fundamentada em pesquisas e analises de mercado. Com esse inicio bem planejado o empreendimento passa a ter menos risco de fracasso e o empreendedor já sabe e esta ciente dos possíveis riscos, deixando de ter assim tanta aversão ao risco. Com esse inicio bem planejado, esse novo empreendedor também já conhece as vantagens e desvantagens que terá.

O texto acima mostra que “A começar pelo capital investido de saída, até 500 000 reais, bem mais do que os 20 000 reais com os quais se iniciava, em media, um negocio no país.” Esse dado mostra que o fato de iniciar o empreendimento com capital de valor alto é fundamental para a sobrevivência da empresa.

Um outro ponto bem importante são os índices de mercado, que com esse esse novo tipo de empreendedor, passa a mostrar números mais confiantes, como por exemplo, o numero de empresas formalizadas.

2. Explique quais as principais dificuldades encontradas pelos empreendedores na implementação de seus negócios. Você deverá elaborar um texto de 10 a 15 linhas, apresentando a explicação de ao menos 5 aspectos inerentes ao empreendedor ou ao seu negócio e que são verdadeiras barreiras ao sucesso. Fundamente sua resposta tomando por base o texto. (3,0 pontos)

R: O primeiro aspecto é escolher no que investir, necessário analisar a demanda do mercado no país, para que se possa escolher o ramo em que se vai aplicar um dinheiro, que em maioria das vezes vem de poupanças. O segundo aspecto é a falta de experiência, segundo o texto “não é fácil para eles, antes de tudo, desistir de procurar trabalho em empresas.” É complicado aguardar o chamado em uma empresa e ele não chegar. Olhar para o mercado e ver que a sua experiência profissional, nem sempre, é aproveitável devido a entrada em um novo ramo. O terceiro aspecto diz respeito a espirito de liderança e abstenção, o fato de passar anos como colaborador, faz com que o novo empreendedor se veja como colaborador e não saiba, em sua empresa, como agir estando do outro lado. O quarto aspecto refere-se ao longo e burocrático processo, que no Brasil costuma ser bem demorado, e que se feito sem a orientação de um profissional torna-se ainda mais demorado. Por ultimo, mais não menos importante, a carga tributaria que no Brasil absorve cerca de 52% do lucro e que age como fator desanimador ao empreendedor.

3. Em um texto de 8 a 15 linhas, elenque quais os principais fatores observados nas diferentes histórias foram determinantes para o sucesso dos empreendimentos. Apresente no mínimo três fatores, justificando-os de forma fundamentada. (3,0 pontos)

R: 1º João Böer, acertou pois optou por abrir sua empresa num dos setores que mais crescem no país – o de alimentação. Segundo o texto “para a empresa dar certo, ela deve atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com