TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Tese: O QUE É EMPREENDEDORISMO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Sabe-se que para um empreendedor obter sucesso em seu empreendimento, é necessário que o mesmo esteja atento e que se antecipe diante dos prováveis riscos e problemas que surgem durante o processo de planejamento de um novo negócio. Para tanto, é fundamental que o empreendedor ao planejar, saiba identificar e avaliar as oportunidades que se enquadram ao perfil de seu empreendimento, tanto em questões estruturais e estratégicas quanto em questões de viabilidade do próprio negócio. Assim, este trabalho visa mostrar ferramentas para que um empreendedor saiba identificar e avaliar seu negócio de forma que o mesmo venha minimizar os problemas futuros que o empreendedor possa enfrentar.

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

CARACTERÍSTICA DO EMPREENDEDOR

• Criatividade

• Capacidade de organização e planejamento

• Responsabilidade

• Capacidade de liderança

• Habilidade para trabalhar em equipe

• Gosto pela área em que atua

• Visão de futuro e coragem para assumir riscos

• Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio

• Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)

• Saber ouvir as pessoas

• Facilidade de comunicação e expressão

O MERCADO

O ambiente de negócios exige que o empreendedorismo esteja cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações, mas a realidade brasileira exige algumas modificações para alcançar este estágio. Começar e operar um novo negócio envolve considerável risco e esforço, onde o empreendedor assume a responsabilidade e os riscos por seu desenvolvimento e sobrevivência. O cenário ideal para o empreendedorismo passa pela soma de idéias inovadoras com investimento para viabilizar novos negócios competitivos e com boas práticas de governança. Apesar do número de empresas que fecham as portas antes de completarem dois anos de vida ainda ser expressivo, os índices de otimismo tanto do consumidor quanto dos empresários revela que o cenário empreendedor brasileiro é, no mínimo, promissor. O Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) para o segundo trimestre de 2010 alcançou 74,9 pontos, em uma escala de 0 a 100 (o maior valor já registrado desde a criação do indicador, em 2008). A participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira e na geração de empregos é outra prova disso. Segundo o SEBRAE-SP, o Brasil possui 5,1 milhões de empreendimentos, das quais 98% são micro e pequenas empresas (MPEs). Os pequenos negócios, formais ou informais, respondem por mais de dois terços dos postos de trabalho no setor privado.

Um diferencial do empreendedorismo no Brasil, no entanto, está relacionado ao papel do país no desenvolvimento sustentável, o que significa maior responsabilidade por parte de empresários e consumidores, mas também mais oportunidades de crescimento econômico. Uma série de estudos desenvolvida pelo Instituto Ernst & Young desde 2003, Brasil Sustentável, prevê um crescimento de 150% no PIB brasileiro até 2030. As condições para esse resultado já fazem parte do nosso cenário econômico: expansão do mercado consumidor, taxa de investimento inédita de 22,7%, expansão da força de trabalho a 0,95% ao ano, aumento médio da produtividade de 0,93% ao ano (número próximo aos dos países desenvolvidos, de 1,05% ao ano), crescimento de 3,5% ao ano da massa salarial e, principalmente, o crescimento do consumo de 3,8% ao ano, o que levará o Brasil a ter o quinto maior mercado consumidor do mundo. Outra tendência no cenário do empreendedorismo no Brasil é o aumento significativo do número de pessoas que empreendem por oportunidade, e não exclusivamente por necessidade. O fato de muitas pequenas empresas saírem do papel porque novas oportunidades de negócios foram identificadas é mais um sinal do amadurecimento da economia brasileira e do aumento das oportunidades para empreendedores de todos os setores e tamanhos. Os mercados de maior potencial e que possam trazer escalabilidade (bom potencial de crescimento) são os mais atrativos para a criação de novos negócios, pois possibilitam o crescimento rápido na participação do produto ou serviço e o estabelecimento de uma marca forte, já que há demanda por parte dos consumidores. Deve-se atentar ainda para a estrutura desse mercado, mais especificamente para as seguintes características: o número de competidores; o alcance dos canais de distribuição desses mesmos competidores; os tipos de produtos e serviços que se encontram no mercado; o potencial de compradores; as políticas de preços dos concorrentes etc.

ANÁLISE ECONÔMICA

A análise econômica refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

Para que verifique a situação econômico-financeira de uma empresa, torna-se fundamental o recurso a alguns indicadores. Estes apresentam uma vantagem, não só de tornar mais precisa a informação, como também de facilitar comparações, quer para a mesma empresa, ao longo de certo período de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo. A análise econômica é a capacidade de avaliar a rentabilidade empresarial, tendo em vista, em função das condições atuais e futuras, verificar se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de modo a que as receitas superem as despesas de investimento e de funcionamento. De forma a a alcançar a sobrevivência e desenvolvimento pretendido pela empresa, a avaliação e interpretação da situação econômico-financeira de uma empresa centra-se nas seguintes questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com