TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigo: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 11

Empreendedorismo

Prof. Anna Regina

Nomes.

Sumário

1, Empreendedorismo

1,1 Caracteristicas

1,2 Modelos Conceituais

2. Sucesso e Fracasso

2,1 Inato e Apreendido

2,2 Origem

3, Estudo de caso.

3,1 Comentários

Referencias

1, Empreendedorismo

Definição.

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

A palavra "empreendedor" tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. O sentido da palavra já descreve o que realmente é empreendedorismo, pois o empreendedor, quando começa a sua empresa não tem uma visão do futuro, simplesmente procura fazer um planejamento do que espera para os seus negócios, o que não é precisamente certo.

De acordo com Hisrich e Peters (2002), o empreendedorismo surgiu a partir de relações comerciais entre capitalistas e comerciantes. Nestas relações os capitalistas dependiam dos comerciantes para obter seus lucros.

Segundo Dornelas (2001) o movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990 durante a abertura da economia. Este movimento ocorreu quando foram criadas entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Sociedade Brasileira para a Exportação de Software (SOFTEX).

A partir dessa década a economia nacional passou por profundas mudanças, como as aberturas das importações que gerou uma reviravolta e as empresas tiveram que reorganizar-se, surgindo então vários empreendedores. Isso também não significa dizer que não existiam empreendedores, eles simplesmente atuavam em áreas como marketing e finanças dentro de grandes empresas (COSTA, 2010).

A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, tais como confecções e brinquedos. Então empresas de todos os setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito. Investidores de outros países voltaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportações aumentaram. A economia voltou a crescer. Ano a ano, as micro e pequenas empresas ganham mais espaço e importância na economia (PORTAL DA EDUCAÇÃO, 2010).

Para Hisrich (2002) empreendedorismo é o processo de criar, algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal.

Na concepção de Timmons (apud Dolabela, 2003, p.23) "o empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades. Para transformá-las em negócio de sucesso, busca e gerencia recursos". Nesta concepção três movimentos estão ligados à oportunidade: identificar, agarrar e aproveitar e outros dois movimentos são relacionados a recursos: buscar e gerenciar.

De acordo com Schumpeter (apud Dornelas, 2001) o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria um novo negócio, mas ele pode ser também um inovador dentro de negócios já existentes, ou seja, em empresas constituídas. O empreendedor pode ser reconhecido como aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio sobre ela, dessa forma assumindo os seus riscos.

1,2 Caracteristicas

Características do empreendedor Conjunto de realização Busca de oportunidades e iniciativa - Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias. - Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços. - Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência. Corre riscos calculados - Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente. - Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. - Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados. Exige qualidade e eficiência - Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido, ou mais barato. - Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. - Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões de qualidade previamente combinados. Persistência - Age diante de um obstáculo significativo. - Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. - Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos. Comprometimento - Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa. - Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho. - Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com