TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO JUNINO EM BELLE DE PARIS

Trabalho acadêmico: DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO JUNINO EM BELLE DE PARIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

A quadrilha, também chamada de quadrilha caipira ou de quadrilha maluca, é muito comum nas festas juninas. Consta de diversas evoluções em pares, e é aberta pelo noivo e pela noiva, pois a quadrilha representa o grande baile do casamento que hipoteticamente se realizou.

Esse tipo de dança (quadrille), surgiu em Paris no século XVIII, tendo como origem a contredansefrançaise, que por sua vez é uma adaptação da country dance inglesa, segundo os estudos de Maria Amália Giffoni.

A quadrilha foi introduzida no Brasil, durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música.

A sanfona, o triângulo e a zabumba, são os instrumentos musicais que em geral acompanham a quadrilha. Também são comuns a viola e o violão. Nossos compositores, deram um colorido brasileiro à sua música e hoje uma das canções preferidas para dançar a quadrilha é Festa na roça, de Mario Zan.

O marcador, ou "marcante", da quadrilha desempenha papel fundamental, pois é ele que dá a voz de comando, em francês, não muito correto misturado com o português e dirige as evoluções da dança. Hoje, dança-se a quadrilha apenas nas festas juninas e em comemorações festivas no meio rural, onde apareceram outras danças dela derivadas, como a quadrilha caipira, no Estado de São Paulo, o baile sifilítico, na Bahia e em Goiás, a saruê (combina passos da quadrilha com outros de danças nacionais rurais e sua marcação mistura francês e português), no Brasil Central, e a mana-chica (quadrilha sapateada) em Campos, no Rio de Janeiro.

A quadrilha é mais comum no Brasil sertanejo e caipira, e também é dançada em outras regiões de maneira muito própria, como, no caso de Belém do Pará, onde há mistura com outras danças regionais. Ali, há o comando do marcador e durante a evolução da quadrilha dança-se o carimbó, o xote, o siriá e o lundum, sempre com os trajes típicos.

2. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO JUNINO EM BELÉM DO PARÁ

A chegada do mês de junho, não passa despercebida na cidade de Belém do Pará, pois junto com ele, as festas juninas se fazem presente, caracterizadas pelos arraiais, comidas típicas, como por exemplo: o tacacá, o mingau de milho, caruru entre outras; roupas caipiras e as afamadas danças de quadrilha. As festas juninas comemoram os santos da quadra: Antônio, o santo casamenteiro, no dia 13 de junho; João, o dono das capelinhas, no 24 de junho; São Pedro, porteiro do Céu, no 29 de junho, e completando o ciclo, vem São Marçal, no dia 30, que encerra as festividades com a queima de paneiros, pois a madeira, se ia consumida pelas fogueiras durante o mês.

O objetivo do empreendimento em questão é apresentar uma proposta criativa e diferenciada para a inovação das festividades juninas anuais. Logo, a proposta será, a implantação de um “Show Bar” junino onde adaptaremos a maneira de apresentação deste tipo de show à quadra junina. No decorrer do texto trataremos deste assunto mais especificamente.

3. ANÁLISE ESTRATÉGICA DO EMPREENDIMENTO JUNINO EM BELEM DO PARÁ

Segundo DORNELAS, a análise estratégica funciona como um meio, para que possamos conhecer de forma mais aprofundada os pontos fortes e fracos de um empreendimento, o entendimento do mercado, os clientes, os concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua, conhecendo de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. No caso do empreendimento junino em Belém do Pará destaca-se positivamente o fato da festividade ser bastante aceita pela população tanto em igrejas como os lares das famílias, grupos de pessoas de diversas denominações, logo será empreendido uma nova fonte de renda para este evento junino conforme abaixo descrito.

Como pode ser observado positivamente nos serviços de “Show Bar” são atualmente uma maneira eficiente de animar festas de casamento, aniversários de 15 anos, formaturas e etc. Uma maneira divertida e ousada de transformar as festas em um ambiente mais agradável e divertida de se apresentar. Para as festividades Juninas não seria diferente pois o Show bar em si, seria adaptado para o evento em questão. Os pontos fortes analisados para que essa idéia seja eficiente são apresentados abaixo:

• Público jovem e adulto em número expressivo que consome bebidas;

• A sazonalidade é também importante, pois este tipo de apresentação é uma novidade que sem dúvida, será esperado para o próximo ano.

• O reforço da cultura em relação às bebidas regionais, que neste tipo de evento, implementaremos bebidas tais como, bebida de jambú.

• Apresentação coreográfica como atração para o pessoal que estará consumindo as bebidas.

Assim como todo empreendimento possui pontos fortes já apresentados, também possui pontos fracos, como por exemplo:

• A venda da bebida tipo cerveja, que é consumida por um número expressivo de pessoas que abre concorrência para a venda de outras bebidas do tipo que será vendida no “Show bar”.

• Caso o evento junino, seja em igrejas, a apresentação e venda das bebidas tem percentual significativo de não ocorrerem, o que dependerá se o cliente solicitar as bebidas sem álcool.

4. PRODUTOS E SERVIÇOS

Os produtos e serviços a serem apresentados nas festividades juninas serão: as bebidas regionais e os drinks, estes servidos por um barman de forma que o cliente tenha uma diversão a mais na hora do consumo. Além de ingerir a bebida, o público terá a apresentação dos barmans que farão o malabarismo com os copos e equipamentos do serviço de bar.

A estrutura a ser montada para a apresentação e venda das bebidas será toda caracterizada com o sentido junino (bandeirinhas e etc.). Os barmans também estarão caracterizados com roupas próprias do evento para que assim torne o empreendimento com foco na temática da festividade.

Será montada a mesa de apoio, que ficará responsável pela venda dos produtos, e o cliente receberá uma ticket com o tipo de bebida a ser consumida, este irá se dirigir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com