TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo De fato, as Forças e Fraquezas

Resenha: Empreendedorismo De fato, as Forças e Fraquezas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

De fato, Forças e Fraquezas são considerados variáveis internas, que dizem respeito às características da organização. Quando se trata de força, podemos citar, por exemplo, o alto índice de Capital Circulante Líquido (Capital de Giro) da empresa. E como fraquezas, a falha sistêmica em sua gestão de estoque atrasando pedidos pendentes. Como variáveis externas, as Oportunidade e Ameaças são fator determinante para a sobrevivência da empresa no mercado, porque não depende apenas da empresa, e sim de outros empreendimentos ou acontecimentos que podem interferir na estrutura de mercado. No entendimento dessas duas estruturas externas, podemos citar a Copa do Mundo no Brasil como Oportunidade para a rede de hotelaria e os demais empreendimentos. Este é um exemplo de oportunidade, e acredite. Existem milhares de brasileiros e até mesmo estrangeiros trabalhando duro para usurfruirem dessa oportunidade. No caso da ameaça, podemos citar como exemplo, uma crise financeira mundial, em que abala todas as estruturas organizacionais do mundo.

Devemos entender que essa análise foi criada com o intuito de contribuir para o ambiente organizacional do passado e ajudaram muitas empresas, hoje gigantescas, a sobreviverem e a serem líderes no mercado. Atualmente, a maioria das empresas utilizam esse tipo de abordagem para trabalharem em produtos ou seviços específicos, com o objetivo de aprimorar todo seu procedimento de fabricação, desenvolvimento e vendas, focando nos atributos do produto do concorrente. Para uma abordagem organizacional, utilizam-se de técnicas de pesquisas de mercado mais complexas e desenvolvidas, enumerando diversas variáveis necessárias.

Devido ao pequeno nível de participação de mercado e de produção econômica, empreendimentos novos, micro e pequenos podem aderirem à essa análise e acredito ser possível determinar diversas fontes verídicas do mercado em que atua. São inúmeras as informações que essa pesquisa pode gerar para esses tipos de empreendimentos. Tanto para expansão como abertura, essa abordagem é capaz de produzir resultados que possibilitam a empresa de analisar se tal meta organizacional é viável ou não, economizando recursos financeiros e evitando em alguns casos, falência precoce por má-gestão.

Portanto, acredito que não há outra ferramenta básica capaz de proporcionar um entendimento de mercado tão eficaz como essa. Simples e ousada, ela possibilida não só a análise dessas quatro variáveis, mas o surgimento de diversas outras em nossos pensamentos. É fácil de ser aplicadas e interessante para quem tenha uma meta ou um objetivo organizacional a cumprir. Aplicada nas organizações atualmente mas existe há milhares de anos, encontrada nos textos de Sun Tzu: Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com