TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigos Científicos: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

EMPREENDEDORISMO

CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS

HISTÓRIAS DE SUCESSO.

O IMPÉRIO DOS DINIZ : A história do grupo pão de açúcar começou com uma pequena doceria fundada por Valentim Diniz e evoluiu para um grupo verdadeiramente tentacular, altamente diversificado e profissionalizado.

Foi Valentim Diniz quem inventou o conceito de supermercado tal qual hoje conhecemos, desde que abriu em 1959. A rede crescia ao longo dos anos, crescia sem sobressaltos até a década de 80 quando uma crise financeira colocou em xeque todo o império. O filho primogênito Abílio Diniz assumiu os negócios ficando responsável pela maioria das ações da empresa, o que precipitou a segunda fase da história da empresa. Com faro, tino, trabalho e vontade, Abílio Diniz recolocou o pão de açúcar nos trilhos do sucesso, com uma reestruturação dolorida, mas necessária, que faria a marca disparar ao longo de décadas, já associado ao grupo francês Cassino, surgindo assim outros empreendimentos como, por exemplo, os supermercados extras.

O IMPÉRIO DOS DONINI : A companhia de Jaraguá do Sul (SC), que começou em 1964, como uma pequena fábrica de chapéus de praia, e que hoje é uma das maiores empresas do Brasil do setor de vestuário. Hoje a Marisol tornou-se uma potência do varejo. Ousada, a companhia construiu um braço responsável por administrar os canais de distribuição por meio de frachising e credenciamento das marcas Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Rosa Chá e a One Service, que gerencia a rede One Store, como resultado tornou-se líder no segmento de confecção infantil e franquias monomarcas.

Vicente Donini esteve à frente da empresa por 12 anos, passando o bastão para o filho Giuliano Donini que até então era diretor de marketing. A Marisol é uma empresa altamente profissionalizada, com visão estratégica e planos de diversificação, expansão e internacionalização. A melhor definição do espírito inovador que move a Marisol talvez tenha sido dada por Vicente Donini, quando de sua saída da presidência executiva da instituição: “As instituições ficam e as pessoas passam. Não há o direito de envelhecer nessa cadeira, senão a instituição envelhece”.

O IMPÉRIO DOS KLEIN: Não há no varejo brasileiro, história mais clássica de empreendedorismo e sucesso do que a trajetória de Samuel Klein e suas Casas Bahia. Partindo de uma pequena charrete em que mascateava roupas de cama, mesa e banho no ABC paulista, na década de 1950 se tornou símbolo da maravilha do crédito para a população de baixa renda que pagavam em carnês em pequenas parcelas, portanto seu retorno era em longo prazo, pois com total controle financeiro. Com isso ergueu um império que chegou em 2009, a 500 lojas. Tanta prosperidade não há dúvida, veio justamente do espírito empreendedor que Samuel Klein traz na cartilha de comerciante no sangue, com ajuda dos filhos comandou uma irresistível expansão das Casas Bahia pelo Brasil. Hoje com 86 anos Samuel Klein ainda é a principal voz na empresa, mas ao longo do tempo, já foi passando o bastão para os filhos. De uma forma ou de outra, a soberania dos Klein segue inabalável nas Casas Bahia.

O QUE ESSES EMPREENDEDORES TEM EM COMUM?

Varejo nas veias e um espírito altamente empreendedor foi que fizeram de um mascate que vendia roupas de cama, mesa e banho, usando nada mais que uma charrete. Um dono de uma doceria que transformou o nome da loja em símbolo de grandeza e inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com