TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Trabalho Escolar: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 8

PLANO OPERACIONAL

Plano operacional é um documento no qual os responsáveis de uma organização (seja esta uma empresa, uma instituição ou um gabinete governamental) estabelecem os objectivos que desejam ver cumpridos e estipulam os passos a seguir.

Neste sentido, este tipo de plano está vinculado ao plano de acção, que prioriza as iniciativas mais importantes para alcançar diversos objectivos e superar desafios. Ambos os planos são guias que oferecem um âmbito para desenvolver um projecto.

Em geral, um plano operacional tem uma duração de um ano, daí a designação plano operacional anual (POA). O POA indica por escrito as estratégias idealizadas pelos dirigentes com vista a cumprir com os objectivos e que correspondem portanto às directrizes a seguir pelos funcionários e subordinados no exercício das suas tarefas diárias.

Tal como acontece com todos os planos desta tipologia, um plano operacional permite acompanhar as acções para julgar a sua eficácia; caso os objectivos estejam longe do expectável, o director (ou dirigente) tem sempre a possibilidade de propor novas medidas.

PLANO DE MARKETING.

Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados.

De acordo com Las Casas,o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa. Para Westwood Um plano de marketing é um documento que formula um plano para comercializar produtos e/ou serviços.

O plano de marketing global da companhia pode ser composto a partir de uma série de planos de marketing menores para produtos ou áreas individuais. Ainda Westwood o plano de marketing disciplina o planejador a colocar suas idéias, fatos e conclusões de uma maneira lógica que pode ser seguidos por outros. O plano de marketing é à base do plano estratégico, pois determina, através de estudos de mercado, até mesmo o que, como e quando será produzido um bem, serviço ou idéia para a posterior venda a indivíduos ou grupos.

A certeza de que o marketing é a ferramenta gerencial que mais influencia a evolução do homem e da sociedade já não é mais novidade.

A busca incessante pela satisfação de necessidades e desejos, mesmo os mais utópicos, tem levado o homem ao progresso, em termos sociais e tecnológicos, e a resposta para a solução de determinadas necessidades. É o que todos os administradores de marketing consideram genialidade . Os planos de marketing oferecem vários benefícios.

Um plano de marketing bem feito ajuda os membros do departamento de marketing a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados e a observar e tirar o melhor proveito das oportunidades no mercado.

Também proporciona um meio de medir o desempenho do departamento de marketing pela comparação dos resultados com os objetivos.

TIPOS DE PLANOS.

Existem tipos de planos diferentes, para diferentes propósitos e não apenas um plano de marketing de “companhia. Serão detalhados como: plano completo, plano básico, plano histórico e plano para um novo produto.

Plano completo: seria apropriado para o plano global de marketing da empresa e outros planos de marketing mais importantes.

Plano básico: este já se enquadra mais com mercados bem delimitados e poderia ser mais útil ao tratar de um único produto. Não inclui a informação sobre orçamento e o demonstrativo de resultados.

Plano histórico: é uma avaliação da posição atual. Pode ser usado como a primeira etapa de um plano global ou ser utilizado para uma série de produtos diferentes a fim de se decidir qual dele tem o maior potencial. Geralmente engloba somente até o diagnóstico.

Plano para novos produtos: não existem dados históricos de venda, mas sim do produto que ele vai substituir ou de concorrentes. Caso seja um produto completamente novo, retém-se apenas na análise de mercado e concorrência. O orçamento é muito importante neste tipo de plano.

METODOLOGIAS UTILIZADAS

Percebe-se que as metodologias apresentadas por diferentes autores para a confecção de um plano de marketing têm muitas semelhanças. Essas metodologias possuem algumas diferenças, mas basicamente a formulação do plano segue a mesma linha de raciocínio. A seguir serão exemplificadas algumas metodologias. De acordo com Kotler o plano de marketing possui as seguintes etapas para a formulação:

1. Missão do negócio;

2. Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças);

3. Análise do ambiente interno (pontos fortes e fraquezas);

4. Formulação de metas;

5. Formulação de estratégias;

6. Formulação de programas;

7. Implementação;

8. Feedback e controle.

Segundo Skacel, o desenvolvimento de plano de marketing deve conter seis etapas:

1. Prepare um plano;

2. Liste problemas e oportunidades;

3. Mencione objetivos específicos;

4. Desenvolva estratégias;

5. Estabeleça orçamentos;

6. Projete vendas e lucros Já a metodologia desenvolvida por Westwood, possue as seguintes etapas a serem cumpridas na elaboração de um plano de marketing:

1. Estabeleça objetivos corporativos;

2. Realize pesquisa de marketing externa;

3. Realize pesquisa de marketing interna;

4. Realize uma análise de pontos fortes e fracos / oportunidades e ameaças;

5. Estabeleça objetivos de marketing e planos de ação;

6. Desenvolva estratégias de marketing e planos de ação;

7. defina programas que incluam propaganda / plano de promoções;

8. Estabeleça orçamentos;

9.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com