TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigos Científicos: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Empreendedorismo

Identificar uma oportunidade não é uma tarefa fácil. A maioria das boas oportunidades de negócio não aparece de repente, e sim, resulta da atenção de um empreendedor às possibilidades ou, em alguns casos, do estabelecimento de mecanismos que identifiquem oportunidades em potencial. O processo de buscar essas oportunidades seja um novo negócio, um novo produto no mercado, ou de um produto em um novo mercado está incorporado ao espírito empreendedor.

Empreendedorismo é definido como o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequências recompensas da satisfação e da independência financeira pessoal. Aquele que consegue fazer as coisas acontecerem, transformando ideias em realidade, com criatividade e um alto nível de energia é chamado de empreendedor.

O termo empreendedorismo tem várias definições, possui significados diferentes para pessoas diferentes e pode ser visto sob perspectivas conceituais diferentes. Contudo. Apesar das diferenças, existem alguns aspectos comuns como o risco, a criatividade, a independência e recompensa. Esses aspectos continuarão a ser a força impulsionadora implícita à noção de empreendedorismo no futuro. Estamos vivendo a era do empreendedorismo, sendo praticado por instituições educacionais, unidades governamentais, sociedade e corporações.

Os mitos do empreendedorismo

Durante a década de 1980, vários estudos foram conduzidos para explicar o boom do empreendedorismo e a queda das grandes organizações, enfatizando resultados que evidenciassem essa tendência.

O empreendedor surge em um contexto situacional, no qual suas habilidades são evidenciadas, de forma que as pessoas possam presenciá-las e associá-las a sua imagem. Sob essa visão, não há qualquer restrição com relação a idade, sexo, origem social, geografia, educação, credo, cor ou etnia.

Nesse estudo sobre empreendedorismo, lemos e ouvimos muitas coisas, algumas delas verdades, outras nem anto assim. Vejamos alguns mitos sobre o tema:

• Empreendedores nascem feitos: embora empreendedores nasçam com certa inteligência, vontade de criar e energia, sua formação depende de acumulação de habilidades relevantes, experiência, contatos.

• Qualquer pessoa pode começar um negocio: pode, mas sobreviver e prosperar é a questão. Empreendedores que entendem a diferença entre uma ideia e uma oportunidade e pensam grande têm mais chances de serem bem-sucedidas.

• Dinheiro é o fator mais importante para montar um negócio: Se as outras peças e o talento estão no lugar, o dinheiro virá. Dinheiro é como o pincel e a tinta para um pintor - materiais que, nas mãos certas, produzem maravilhas.

• Empreendedores são independentes( não tem chefes): Todo mundo é chefe do empreendedor: seus sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, família, comunidade. Mas os empreendedores podem escolher as exigências que vão atender, e quando.

• Empreendedores são lobos solitários: Os empreendedores mais bem-sucedidos são líderes que constroem grandes equipes e ótimos relacionamentos com pares, diretores, investidores, clientes, fornecedores e outros.

• Empreendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com