TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Exames: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 3

CAPÍTULO 1

1.1 TABELA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES..................................................... 4

CAPÍTULO 2

2.1 TABELA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS...................... 5

2.2 EXPLICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS.............. 6

CAPÍTULO 3

3.1 EXPLICAÇÃO DA ESCOLHE DO DIRETOR GERAL................................................. 7

CAPÍTULO 4

4.1 EXPLICAÇÃO DA FUNÇÃO DO 2º FILHO .................................................................. 8

CAPÍTULO 5

5.1 NOVO ORGANOGRAMA................................................................................................ 9

CAPÍTULO 6

6.1 CONCLUSÃO ................................................................................................................. 10

INTRODUÇÃO

Indústria de Bebidas Pira A Indústria de Bebidas Pira,um exemplo de empresa familiar que trabalha no ramo de bebidas alcoólicas em São Paulo e que tem seu fundador o Dr. João Barroso. Seria mais uma pessoa vinda do nordeste brasileiro para tentar a vida na região metropolitana de São Paulo se não fosse a vontade de vencer na vida. Casou-se novo e constituiu uma família tendo 2 filhos, Iran e Paulo. Adquiriu um alambique com uma pequena produção de bebidas alcoólicas.

Fez desse alambique uma grande indústria de bebidas, a indústria Pira. Se tornou referência em bebidas alcoólicas regional e no Brasil. Dr. João dedicou sua vida a essa empresa, mas agora sente que precisa deixar a presidência da empresa, pois sente o peso da idade. Mas não sabe quem assumiria seu cargo, pois seus filhos, que trabalham com ele, nunca tomaram uma decisão sozinhos na empresa, pois sempre respeitaram as decisões tomadas pelo pai.

Foi contratada uma empresa de consultoria para traçar o perfil dos filhos e saber se algum deles teria o perfil de gerenciar a empresa sozinho ou teriam que contratar uma outra pessoa fazendo com que a direção da empresa saísse do âmbito familiar.

Acompanhe a partir de agora o que foi feito por essa empresa de consultoria, o que foi traçado por ela em relação aos filhos do Dr. João e como ficou o futuro da indústria Pira.

Capítulo 1

1.1 TABELA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.

Habilidade Paulo Iran

Transferir conhecimento X Com idéias claras e objetivas consegue transferir conhecimento com facilidade. -

Liderança - X Tem habilidade de mobilizar outras pessoas e fazer com que essas caminhem ao encontro de determinado objetivo.

Motivação - X Possui disciplina para agir continuamente no sentido da conquista do seu objetivo.

Comunicação X Pessoa espontânea e ágil e não tem nenhuma timidez em falar com o próximo. Tem que ser capaz de comunicar a sua visão de negócios e valores para outros e conseguir inspirar as pessoas com quem trabalha. -

Capítulo 2

2.1 TABELA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS

Deficitárias Paulo Iran

Desorganizado Ele tem a tendência de acumular muitos objetos e papelada inútil, não consegue se desfazer de coisas antigas facilmente, não sabe localizar documentos importantes. -

Autoconfiança Falta, em ambos, confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema.

Falta de estratégia Às vezes a pessoa fica praticamente o dia todo no escritório, mas mesmo assim não vê os resultados chegar. É preciso entender que trabalhar demais não é sinônimo de uma rotina produtiva. Para colher bons frutos é necessário ter estratégia, sem qual todo esforço pode ser em vão. -

Centralizador Com dificuldade de delegar decisões impede o crescimento do seu negócio, pois não consegue centralizar tudo o que envolve um negócio complexo e dinâmico.

2.2 EXPLICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS

Desorganizado

Distração, memória fraca, dificuldade de organização e de priorizar são algumas características de pessoas desorganizadas. No ambiente de trabalho acaba atrapalhando pois acaba se esquecendo de prazos e papeis importantes para dar prosseguimento. Uma maneira de resolver seria um método de organização seja atrás de uma agenda ou recados pregados em lugares visíveis.

Auto confiança

A presença do pai gerenciado a indústria fez com que os filhos não se envolvessem nas decisões, pois sempre respeitaram o conhecimento que a vida dedicada à empresa fez com que o pai adquirisse.

O processo de auto-aprendizado e auto-conhecimento deve ser contínuo e ininterrupto, durante todas as fases de vida do empreendimento. Administradores que se conhecem bem são mais seguros, auto-confiantes e determinados. Esta segurança transparece em seu relacionamento com clientes, empregados e parceiros, sendo uma característica muito positiva para o negócio. Na medida em que o negócio se desenvolve e cresce, inevitavelmente o empreendedor evolui de forma proporcional. Ele amadurece com a experiência, incorpora o aprendizado dos erros e afina sua visão do todo e capacidade perceptiva. É preciso buscar sempre este auto-conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com