TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Exames: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 5

Leia o texto à seguir : " Grandes ideias de negócio costumam nascer para suprir uma necessidade pessoal. Ou, como no caso dos amigos cariocas Bruno Natal, Felipe Continentino, Tiago Lins, Pedro Garcia e Pedro Seiler, uma necessidade coletiva. Eles perderam a conta das vezes em que precisa¬ram viajar a São Paulo para assistir a shows que não chegavam ao Rio de Janeiro. Conhecidos no mercado cultural carioca já que fizeram carreira em áreas como direção de TV e produção musical, eles descobriram em 2010 uma forma de atrair suas bandas favori¬tas ao Rio. Cada um convenceu 20 amigos a comprar ingressos para cobrir os custos mínimos do show do trio sueco Miike Snow, sucesso entre os moderninhos da zona sul carioca. O show deu tão certo que a vaquinha virou negócio. No fim de 2010, os amigos criaram o Queremos! (assim mesmo, com exclamação), empresa que ajuda fãs a atrair artistas para suas cidades. “Nossa pretensão era só assistir às bandas, mas os artistas nos diziam que o modelo não existia em outros lugares. Vimos que havia uma oportunidade”, diz o documentarista Bruno Natal, um dos cinco sócios." (texto extraído da Revista Exame - O Fã paga para ver as bandas e eles ganham). Como notamos no texto, a habilidade de um empreendedor é a capacidade de identificar oportunidades de mercado e identificar se a mesma é valiosa ou não. Neste ponto elencamos algumas perguntas que devem ser feitas ao mercado para validar seus pressupostos, no qual destacamos: A que necessidade de mercado ela atende? Que observações pessoais você fez ou registrou quanto à necessidade de mercado? Que condição social está por trás dessa necessidade de mercado? Que dados de pesquisa de mercado podem ser utilizados para descrever essa necessidade de mercado? Que tipo de concorrência existe nesse mercado? Como você descreveria o comportamento de concorrência? Onde está o dinheiro a ser gerado nessa atividade? Com base nas perguntas listadas e no texto apresentado, qual alternativa melhor representa a resposta que os empreendedores conseguiram identificar:

a.

Os empreendedores identificaram uma necessidade de mercado.

b.

Os empreendedores identificaram uma carência social para o produto em questão.

c.

Os empreendedores conseguiram identificar a concorrência no mercado.

d.

Conseguiram verificar onde esta o dinheiro no mercado.

e.

Verificaram a concorrência interna do mercado.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

Após identificar uma oportunidade, o próximo passo no sentido de transformá-la em algo palpável que possa ser transformado em um empreendimento é o ato de avaliar se uma oportunidade é interessante ou não para a organização. Neste sentido, enumeramos algumas perguntas que podem facilitar este entendimento e, das alternativas à seguir, informe qual pergunta não se encaixa neste processo:

a.

Qual a necessidade de mercado que a empresa pode satisfazer?

b.

Que tipo de concorrência existe no mercado?

c.

Onde está o dinheiro a ser gerado por esta necessidade?

d.

Que observações pessoais você fez ou registrou quanto à necessidade de mercado?

e.

Qual o preço da matéria-prima que será usado no serviço a ser oferecido?

0,25 pontos

PERGUNTA 3

O processo de avaliar as ideias passa por alguns passos que devem ser respeitados na momento de avaliar as possibilidade de uma ideia. (...) outro ponto a ser considerado é o tipo de concorrência que predomina nesse ambiente. Mercados onde não existe a liderança incontestável de poucas empresas, abrem espaço para as empresas mais criativas e ágeis alcançarem o sucesso mais rápido Dornelas (2005)". Devemos analisar o tipo de concorrência existente e, das alternativas apresentadas, informe a incorreta em relação aos concorrentes:

a.

Número de competidores

b.

Tipos de produtos que se encontram no mercado

c.

Alcance dos canais de distribuição dos concorrentes

d.

Os tipos de produtos oferecidos pelos concorrentes

e.

Identificação das necessidades de mercado

0,25 pontos

PERGUNTA 4

Leia o texto à seguir retirado do site da revista Exame: " É esse o termo usado para o investidor que põe dinheiro numa startup antes de ela nem sequer ter receita ou quando ainda fatura muito pouco. Esse valor costuma variar de 50 000 a 500 000 dólares. 'Mas o que define o investimento (...) não é apenas a quantia, e sim o fato de serem recursos próprios do investidor e de ele orientar e apoiar o empreendedor' (http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1046/noticias/). Este conceito, quando tratamos da parte de busca de apoio à ideias, refere-se a:

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com