TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Casos: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITARIO

EMPÓRIO DA TAPIOCA

SÃO PAULO – SP

2014

SUMÁRIO EXECUTIVO 3

Dados do Empreendedor 5

1 – Descrição da Empresa 6

1.1 - Histórico 6

1.2 - Dados do Empreendimento 6

1.3 – Logotipo 7

1.4 - Localização da Empresa 7

1.5 – Manutenção de Registro 9

1.6 – Registro Empório da Tapioca 9

2 – Apresentações da Equipe Gerencial 10

3 – Estrutura Legal 11

3.1 - Capital Social 12

3.2 – Distribuição de Capital 12

3.3 – Custos Infraestrutura 12

3.4 – Seguro 13

4 – Produto e Serviço 13

4.1 – Características do Produto 14

4.2 – Benefícios 15

4.3 - CICLO DE VIDA DO PRODUTO 16

4.4 - MATRIZ BCG 17

4.5 - Produção – plano operacional 18

5 – Mercado e Competidores 20

5.1 – Segmento de Mercado 20

5.2 - Hábitos Regionais 21

5.3 – Personalidade e Perfil do Público alvo 22

6 – Marketing e Vendas 22

6.1 Os 4 PS: 22

7 – Análise Estratégica 23

7.1 – Analise SWOT 24

8 – Plano Financeiro 24

8.1 - Balanço Patrimonial 24

8.2 – Demonstrativo de Resultados 25

SUMÁRIO EXECUTIVO

Tal como a rapadura e a feijoada, a tapioca é uma comida típica do Brasil, integrando o patrimônio gastronômico e cultural nacional. Seu consumo entre nós é herança indígena, vinculada à outra tradição alimentar de nossa cultura - a mandioca.

Muito consumida em todo o norte e nordeste brasileiro a tapioca está, aos poucos, marcando a sua presença nos cardápios de todo o Brasil.

Produto saboroso, de rápido consumo e principalmente barato, seja como substituta do lanche vespertino, ou do jantar, a tapioca que era uma iguaria típica do norte e nordeste, virou coqueluche em outras regiões do Brasil sendo também utilizada como substituta para outros alimentos como o pão, por exemplo, como opção saudável e ate para dietas prescritas em consultórios médicos.

Este plano de negócio tem como finalidade consolidar a ideia que influenciou a criação da empresa Empório da Tapioca cujo carro-chefe é a venda de tapiocas com recheios saudáveis e inusitados entre outros produtos a base de mandioca para atender a um mercado emergente e ainda pouco explorado em algumas regiões fora do eixo Norte – Nordeste do Brasil.

Surge como o mais novo ponto especializado na venda do produto buscando a partir de então constante aprimoramento da marca e da empresa para consolidar-se como líder do mercado da região da grande São Paulo.

Iniciando suas atividades em um ponto nobre de São Paulo, a Av. Brigadeiro Faria Lima, região central de São Paulo, e novo centro financeiro da cidade tem como ponto forte o numero imenso de pessoas de todas as classes que circulam por la todos os dias devido a convivência dos grandes edifícios comerciais e os luxuosos apartamentos residenciais, alem de ser um comum ponto de encontros casuais e comerciais por ter ao seu redor também pontos de entretenimento como shoppings, clubes, academias e as mais badaladas boates.

O produto principal oferecido pelo Empório da Tapioca esta inserido no mercado intitulado alimentação fora do lar (Food Service) que, no Brasil, cresce a taxas acima de 10% ao ano, confirmando uma tendência de mudança no comportamento das famílias brasileiras, mas pode ser facilmente incluído também como um (Fast Food) por sua praticidade.

O mercado de Food Service movimenta atualmente cerca de 181,1 bilhões de reais no País. Na região Sudeste é onde está concentrado o maior percentual do país, com 37,2% da participação nas despesas com alimentação. O tipo de alimentação fora de casa é bastante variado e abrange todas as refeições do dia, do café da manhã aos lanches fora de hora. Entre os critérios de escolha na hora de fazer essa refeição fora do lar a prioridade é o produto (alimento), com 32%. O estabelecimento (19%), o preço (18%), a conveniência (16%) e o serviço (15%), aparecem na sequencia como quesitos que mais pesam na escolha.

Alguns pontos apresentados no decorrer deste documento mostraram de forma mais profunda como dados como esses apresentados ainda a pouco podem fazer um investimento relativamente baixo gerar lucros crescentes e contínuos de forma descomplicada com uma variedade de produtos pouco exploradas na região sudeste do Brasil em um mercado ainda com um potencial enorme.

Dados do Empreendedor

1 – Descrição da Empresa

1.1 - Histórico

Em uma atividade proposta por um professor de empreendedorismo de faculdade seis alunos discutiam sobre a possibilidade de abrir uma empresa lucrativa, em um nicho ainda crescente, mas pouco explorado na região onde moravam. De dois desses alunos surgiu à ideia da venda de Tapiocas baseando-se em algumas experiências familiares de consumo e produção desse produto. Buscando mais informações sobre o sistema de produção e analisando o mercado descobriram que o projeto era viável e a ideia que tiveram atendia todas aquelas primeiras expectativas.

Através de muita pesquisa, criatividade e bom gosto desenvolveram novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com