TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigos Científicos: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

Pessoa Física: Lindicéia dos reis

C.P. F: 211.235.215-49

Razão Social:

C.N.P. J: 03.654.123./0001-32

Data de Fundação: 11 /12/2008.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 20 – Centro – Sento-Sé/BA

Telefone: (075) 3537-2106

Caracterização do empreendimento

O plano de negócios está voltado para a criação da empresa que será denominada SLS Consultoria & Empreendedorismo, cujas atividades caracterizar-se-ão pela prestação de serviços.

O slogan desta empresa será: “SLS Consultoria & Empreendedorismo: Estratégias personalizadas para o seu sucesso empresarial”. A sua logomarca representará a missão do negócio, que será oferecer serviços de consultoria e treinamento empresarial, proporcionando alternativas para a busca do sucesso de empresas estabelecidas e de novos empreendimentos. Caracterizar-se-á pelos seguintes aspectos: SLS Consultoria & Empreendedorismo: será o nome fantasia da empresa.

O portfólio de serviços da SLS Consultoria & Empreendedorismo será composto por atividades de consultorias e treinamentos para micros, pequenas e médias empresas.

As consultorias visarão o desenvolvimento de planos de negócios para os novos empreendimentos, e a realização de diagnósticos e elaboração de planejamentos estratégicos para as empresas já estabelecidas.

Os treinamentos, por sua vez, visarão o desenvolvimento do perfil empreendedor e intra-empreendedor, além da capacitação nas áreas financeira (controles financeiros básicos e fluxo de caixa), produção (logística e controle de estoques) e recursos humanos (motivação e clima organizacional).

A motivação para o empreendimento aconteceu no ano de 2008, durante a realização de um trabalho acadêmico voltado para o planejamento estratégico de uma empresa do ramo industrial, situada no município de Sento-Sé-BA. Este trabalho possibilitou uma visualização da carência de pessoas especializadas na administração de empresas, a qual é realizada muitas vezes de forma empírica.

Analise de mercado e competitividade

Devido à experiência acadêmica e profissional dos futuros sócios da SLS Consultoria & Empreendedorismo e diante da realidade relatada anteriormente, foi despertado nos sócios o desejo de contribuir para que as empresas se tornem mais profissionais em sua administração e mais competitivas no mercado, por meio do desenvolvimento de estratégias empresariais, visualizadas e desenvolvidas nas consultorias, e implementadas com o uso de treinamentos.

Além disso, foram visualizadas pelos sócios umas oportunidades profissionais, lucrativas e que agrega conhecimentos práticos para a vida como mestra em instituições de ensino superior.

Conforme pesquisa realizada pelos futuros sócios da SLS Consultoria & Empreendedorismo, no mercado regional, as empresas de consultoria não oferecem treinamento e as empresas de treinamento não prestam consultoria. Poucas trabalham com aspectos voltados ao empreendedorismo (desenvolvimento do perfil empreendedor ou intra-empreendedor) e suas atividades são bastante pontuais, sendo restritas a um departamento específico, ou seja, não abrangem a empresa como um todo. Em muitas delas, os profissionais são apenas graduados em Administração de Empresas, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis, e possuem alguma experiência no mercado de trabalho.

Localização e Instalação

Quanto à localização, pretende-se instalar a sede social da SLS Consultoria & Empreendedorismo no Centro, do município de Sento-SÉ/BA, visto sua boa conceituação, até mesmo pelo fato de que nele residem famílias de classe média, muitas delas proprietárias de algumas empresas que comporão o nicho de mercado da SLS. A maior parte da divulgação ocorrerá por meio da rede de relacionamento e por meio virtual, que também será a forma mais utilizada para a comunicação com os clientes.

A empresa será instalada em um prédio de boa aparência e com uma fachada que a identifique, localizado em um bairro de fácil acesso.

1 – RUIM, 2 – REGULAR, 3 – BOM, 4 – EXCELENTE.

FATORES 1 2 3 4

Área comercial

movimentada Excelente

Área para

vitrines Bom

Bom acesso

rodoviário Ruim

Concorrente

mais próximo Bom

Entrada de serviços para a entrega Regular

Estado físico do

Imóvel Excelente

Consumidor

Já sobre o mercado consumidor, enfatiza-se que existe um potencial mercado consumidor a ser explorado, haja vista a administração empírica, muitas vezes realizadas nas empresas como estilo gerencial.

O público-alvo é o consumidor potencial da empresa no nicho de mercado definido. Conhecer seus hábitos, margem de lucro, nível cultural é fundamental para o estabelecimento de planos de promoção e de comunicação e também para o estabelecimento dos preços.

Pode-se dizer que o mercado atendido pela SLS Consultoria & Empreendedorismo, em médio prazo, será constituído por micros, pequenas e médias empresas dos diversos ramos de atividades, localizadas nos municípios de Sento-SÉ/BA.

“Os futuros clientes são os mais importantes colaboradores de um novo negócio em formação. São eles que podem orientar o futuro empreendedor sobre as suas necessidades, informando-lhes as necessidades que devem ser atendidas e o preço que estão dispostos a pagar para satisfazê-las. Por isso, é fundamental para o sucesso do novo negócio, que o futuro empreendedor conheça os futuros clientes e ouça o que eles têm para dizer”.

Fornecedor

Sobre o mercado fornecedor, devido às características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com