TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Dissertações: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Esta Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Empreendedorismo tem por finalidade a elaboração de um Plano de Negócios para a criação das lojas Doce Lembrança localizadas em três shoppings integrados com estações do metro de São Paulo.

Para tanto, foi feita uma analise do mercado brasileiro de suas tendências e também dados específicos da economia de São Paulo para o ramo alimentício mais especificamente chocolataria.

No final da pesquisa, conclui-se sobre a viabilidade do negócio seus riscos e oportunidades que podem ser aproveitados dado que as condições de custo e demanda do cenário provável para que o negócio se realize.

Etapas 3 & 4 - Plano de Negócios do Empreendimento Doce Lembrança

Para Dornelas (2008 p.93) “Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios (business plan).”

Tornando-se assim o Plano de Negócios essencial para um empreendimento bem sucedido.

Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma star-up. Dornelas (2008 p.93).

A Empresa

Após pesquisas mercadologias o grupo estabeleceu o plano de negócios no ramo alimentício mais especificamente chocolataria.

Atendendo consumidores que comprem chocolates principalmente para presentear.

Doce Lembrança entra no mercado para o público que quer presentear com algo simples e original, trazendo inovações e criatividade para as coleções temáticas de acordo com o calendário promocional.

O que difere a Doce Lembrança das empresas já existentes no mercado são os chocolates do signo que é vendido em duas versões, a mais simples contem o símbolo do signo do mês junto á um pequeno cartão com uma breve descrição do signo. Já a versão mais complexa é composta por um kit que contem a versão simples e objetos em chocolate que compõe as características do signo em questão.

Optamos como pontos de vendas três shoppings integrados com estações do metro, lugar comum e de grande rotação de pessoa para a procura de lembrancinhas para presentear.

• Missão – Proporcionar ao maior numero de consumidores doces lembranças que causem uma experiência memorável e feliz, com excelência em produtos e serviços. Promovendo a diversidade, a liberdade e valorizar as pessoas, refletindo nossa cultura popular com respeito e sabedoria, por meio de toda linha de produtos.

• Visão –. Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, por meio de um portfólio de produtos de qualidade, representado por marcas fortes, características e propostas únicas.

Com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Plano Operacional

De acordo com HISRICH (2009), o plano operacional “vai além do processo de produção (quando o novo empreendimento abrange a produção) e descreve o fluxo de produtos e serviços da produção para o cliente”. Ainda de acordo com o autor, o plano deve abordar o inventário ou estoque de produtos manufaturado, procedimentos de remessa e de controle de inventário, e serviços de atendimento ao cliente. Além disso, toda a parte de layout e equipamentos necessários para a prestação de serviços juntamente com seus custos devem ser analisados nessa parte do plano. Ademais, principalmente para empresas de prestação de serviços, a localização é um ponto critico do negócio, pois o estabelecimento tem que estar em um lugar conveniente e de fácil a cesso á clientela, logo deve ser feito um trabalho extenso sobre o assunto, juntamente a especialista e corretores de imóveis que são os profissionais mais recomendados para esse tipo de consultoria. Também, o local deve ser alinhado fortemente com o público alvo do estabelecimento e o tipo de serviço e/ou produto ofertado.

De acordo com o Sebrae: O futuro empresário em chocolataria tem de pensar na produção de forma integrada. Para organizar o negócio com bases profissionais o empresário vai ter que conseguir um bom local, dedicado à atividade.

A questão da temperatura não pode deixar de ser levada em consideração. O local tem que ser fresco, de preferência em regiões de clima temperado constante. Em regiões mais quentes fica praticamente impossível trabalhar sem climatizar as áreas de produção e estocagem de produtos (com ar condicionado). A umidade relativa também deve ser sempre baixa.

Este tipo de empreendimento requer um espaço específico, que inicialmente poderá ser de 30m2, sendo que, com o aumento da produção, esse área deverá aumentar gradativamente. Está área deverá ser dividida entre a área de produção e de atendimento.

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Os equipamentos básicos são:

- Eletrodomésticos em geral (freezer, fogões, batedeiras, processadores, liquidificadores, etc.);

- Talheres (garfos, colheres, facas de corte, travessas, bandejas, etc.);

- Máquinas de ralar chocolate;

- Balanças eletrônicas;

- Derreterias, estufas e formas, etc.

Plano de Recurso Humanos

De acordo com DORNELAS (2008), no plano de recursos humanos, dever haver os planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa. Ademais, devem ser apresentados aqui o nível educacional e a experiência dos executivos, gerentes e funcionários operacionais, indicando-se os esforços da empresa na formação de seu pessoal. Também, deve-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com