TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Ensaios: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A relação do proprietário com o modo de produção demonstra uma separação rudimentar entre os processos técnicos e as atividades administrativas. A organização, ao apresentar sinais de ampliação, incrementa, por meio de profissionais, as funções de caráter administrativo.

O nível de assessoramento é muito restrito, e os sistemas de controle são pessoais. Para crescer, passa a exigir um assessoramento interno inicial mais sofisticado, ampliando o externo, e os sistemas de decisões operacionais e estratégicas implantados permitem maior delegação, baseando-se em regras previamente consideradas.

As políticas de administração de pessoal são assistemáticas e, com freqüência, paternalistas. Quando há crescimento, estabelecem-se políticas mais coerentes, com ênfase na estabilidade e nos serviços prestados, baseadas em critérios técnicos e nos custos operacionais, tornando-se cada mais impessoais.

ESTRUTURAS OPERACIONAIS

As pequenas empresas apresentam, normalmente, um único produto ou serviço para a comercialização. Sua definição é determinada por questões momentâneas de mercado, não necessitando, no caso dos produtos, de serviços complementares.

A produção é limitada à capacidade de vendas e utiliza processos técnicos simples. O sucesso com um produto ou serviço determina o incremento da produção e o aumento da cobertura do mercado pelo oferecimento de uma linha especial de bens, originando os serviços complementares, as preocupações com a qualidade e com as garantias dadas aos consumidores.

O domínio de uma tecnologia singela, suficiente para a fabricação de um produto, orientada pelo diretor proprietário, pode constituir a única atividade de pesquisa e desenvolvimento praticada na pequena empresa, havendo uma preocupação incipiente quanto à melhoria de produtos e processos.

Quanto à área de abrangência, a pequena companhia atua no seu próprio espaço geográfico e tem pouca participação no momento geral do ramo, utilizando a matéria-prima encontrada nas proximidades da empresa ou aplicando trabalho nas de fácil aquisição e transporte e mesmo em materiais pré-fabricados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com