TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo.

Casos: Empreendedorismo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

NOVA IGUAÇU/RJ

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

NOME E SOBRENOME DO ALUNO RA:

ALEXANDRA ARAUJO GOMES DE FREITAS-RA: 8565962039

CÁTIA SOUZA DA CUNHA- RA: 9146244442

DALVA GOMES- RA: 96115452811

ÉRICK PATRICH DE CARVALHO- RA: 99051443944

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR: PROFESSOR WILLIAM ROSA

NOVA IGUAÇU/RJ

04/10/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

3. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

4. AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A SEREM DESENVOLVIDAS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é mostrar como é importante o conceito de sustentabilidade que tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade, considerando que todos os elementos afetam e são afetados reciprocamente pela ação humana. A sustentabilidade, portanto, diz respeito ás escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, considerando os valores éticos, solidários e democráticos. Revisão direta e desenvolvimento a eco eficiência é um modelo de gestão que tem como foco a redução de recursos naturais e materiais. “ A grande vantagem para o pequeno empresário é a redução do impacto e uma economia no bolso, a economia vai além do dinheiro, a redução de consumo e iniciativa sustentável”. Reduzir o consumo, inovar e compartilhar idéias. Um empreendedor pode tornar a sua empresa sustentável com a adoção de algumas práticas. Um desperdício que a maioria das empresas tem em comum é o de energia. “ Pintar as paredes de branco melhora a iluminação e abrir algumas janelas pode diminuir o consumo de ar condicionado”. Manoel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela L& Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais. Mas essa idéia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócio de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que L& Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado. Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade. A construção civil tem desempenho fundamental no desenvolvimento do país, gera um número muito grande de empregos e riquezas, mas também apontam para os impactos que esse setor e sua cadeira produtiva acarretam para o meio ambiente.

A construção civil é uma atividade humana que mais consome recursos naturais. Estudos apontam que só no Brasil a construção gera 25% total de resíduos.

Temos como exemplos de impactos ambientais:

A Fabricação de cimento que é um dos impactos mais negativos. Isso se deve ao fato de as fábricas de cimento fazerem uso intensivo de energia para processar calcário, a queima dele em altos fornos é à base da produção de cimento e gera as emissões de carbono que poluem e comprometem o meio ambiente.

A poluição com agrotóxicos tem causado desequilíbrio nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo a proliferação de vários insetos, que se tornaram verdadeiras pragas com desaparecimento de seus predadores naturais como os pássaros, aranhas, cobras, etc. Por outro lado, a maciça utilização de agrotóxicos, na tentativa de controlar tais insetos, tem levado, por seleção natural, quando só se reproduzem os elementos imunes ao veneno, à proliferação de linhagens resistentes, forçando a aplicação de inseticidas cada vez mais potentes. Isso, além de causar doenças nas pessoas que manipulam e aplicam esses venenos e naquelas que consomem os alimentos contaminados, tem acelerado a contaminação do solo, empobrecendo, ao impedir a proliferação de microrganismos fundamentais para a sua fertilidade.

As principais causas de deterioração dos rios, lagos e dos oceanos são: a poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano assim como indústrias tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos indústrias e mineração sem controle. Esta resolução estabelece uma classificação para resíduos em quatro diferentes classes:

• Classe A- resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados ( tijolos, concreto, etc.);

• Classe B- resíduos reutilizáveis/ recicláveis para outras indústrias( plástico, papel, etc.);

• Classe C- resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias viáveis que permitam sua reciclagem( gesso e outros);

• Classe D- resíduos perigosos( tintas, solventes, etc.), ou contaminados de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.

2 Sustentabilidade Econômica

Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações. O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com